Agradecimento (onde também se formulam votos festivos)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Obrigado a todos os que responderam, aqui ou no Facebook, ao meu apelo de ontem. Ajudaram-me a confirmar que as minhas fotografias tendiam a ser demasiado escuras. Havia uma explicação simples para isto: o meu computador novo tem um monitor de tecnologia LED que dá uma imagem mais brilhante que o antigo. Para dar às imagens a tonalidade que pretendia, acentuava em demasia o contraste, as sombras e os negros. Resultava no meu monitor, mas não nos outros. Agora que confirmei isto, vou passar a ser mais cuidadoso.

Tenho para mim que o equilíbrio tonal de uma fotografia tem o mesmo valor que as roupas que as pessoas usam. Não é o mais importante, mas é decisivo na impressão que causa nos outros. As roupas são o nosso cartão de visita; o tom de uma fotografia também o é. Por muito forte que a imagem seja, um erro de exposição causa uma impressão negativa em quem vê a fotografia – tal como vestes andrajosas criam um juízo desfavorável, mesmo que a pessoa que as enverga seja portadora de uma mente espectacular (conheço algumas pessoas assim). Foi neste sentido que afirmei, no texto de ontem, que «prefiro que me digam que as minhas fotografias não são interessantes a que sejam ignoradas por as julgarem tecnicamente mal executadas».

É evidente que há uma dose elevada de subjectividade na escolha do equilíbrio tonal de uma fotografia. Este equilíbrio não é o mesmo entre uma fotografia a cores e outra a preto-e-branco, nem o é entre uma imagem diurna e outra nocturna. E varia largamente de acordo com as preferências de cada um: eu gosto de fotografias muito contrastadas, com um tom próximo do low key. Mesmo levando em consideração estas circunstâncias, porém, as fotografias que vinha mostrando ultimamente eram, de facto, demasiado subexpostas. O que tinha o potencial de as tornar excessivamente carregadas e inteligíveis.

Renovo o agradecimento aos leitores que quiseram responder. Ajudaram-me a fazer fotografias melhores. O que, para mim, não é insignificante. Vou considerar este contributo a vossa prenda de Natal para mim. Espero que todos tenham um excelente Natal.

M. V. M.

Deixe um comentário