Mais um dilema

Estou outra vez num dilema. Não estou inteiramente satisfeito com os resultados que tenho vindo a obter com o Agfa Vista 200. A versão 400 deu-me fotografias satisfatoriamente consistentes, posto que com um grão bastante grosseiro. O grão do Vista 200 é mais benéfico e, francamente, prefiro fotografar com ASA 200, mas o que eu não esperava era que o 200 fosse tão inconsistente.

É surpreendente, mas com o Vista 200 sou capaz de, fotografando com as mesmas condições de luz e essencialmente o mesmo motivo, obter resultados muito díspares. Uma imagem pode ficar excelente, com cores maravilhosas – os azuis do Agfa vista 200 são de chorar por mais –, e a outra um desastre, com desvios que nem com a função HSL do programa de edição de imagem podem ser corrigidos. Além disto, ao contrário do Vista 400 cuja matiz predominante e invasiva é o vermelho, o 200 exacerba à vez, e dependendo das condições de luz, o vermelho, o verde e, sobretudo, o ciano.

Claro que não esperava tanta diferença em relação à película mais rápida. Com o Agfa Vista 400 era-me fácil perdoar a relativa falta de acutância porque faz tudo o resto muito bem para o preço que custa. O Vista 200 é muito menos consistente e homogéneo – embora também tenha um bom desempenho quando se trata de preservar a veracidade das cores sob luz escassa –, o que faz com que seja difícil estabelecer uma preferência por esta película cuja virtude primordial é ser barata.

O que me leva a interrogar-me se realmente quero passar o resto da minha vida a fotografar com esta película. Considerar alternativas deixa-me assustado: os Kodak estão cada vez mais caros e não são nada homogéneos. Ou melhor: não têm a versatilidade que procuro. O Ektar 100 e o Gold 200 só são verdadeiramente bons com luz escassa e exposições longas, porque sob luz solar são berrantes; o Portra é ao contrário: muito bom com luz intensa, mas as cores são antiquadas e desagradáveis quando se fotografa à noite (é o verdadeiro rei dos cianos!).

Os únicos rolos a cores que me parecem suficientemente bons são os Fujifilm 160NS e 400H. Infelizmente, custam os olhos da cara. O 400H custa para cima de 10 euros. E são difíceis de encontrar. (O 160 NS, pelos vistos, é impossível de encontrar em rolos 135.)

O meu dilema é este: será que vale a pena fazer muitas fotografias e ficar descontente com elas? Não será melhor fazer menos fotografias com um suporte que me assegure melhores resultados? As respostas podem parecer óbvias, mas não são. Porque nem sempre sou um bom julgador do interesse fotográfico de uma cena e das fotografias que faço. Muitas vezes acontece-me parecer ter feito uma fotografia particularmente satisfatória e, ao ver a digitalização, descobrir que estava completamente errado. (Também acontece o contrário, mas muito raramente.) Isto significa que ainda desperdiço muitas fotografias, o que pode ser catastrófico se usar um rolo muito caro.

Vou reflectir acerca disto e, possivelmente – se conseguir encontrar rolos 135 do Fuji 160 NS –, fazer uma experiência. Pode acontecer ficar de tal maneira satisfeito que valha a pena ser mais selectivo e fotografar menos, mas melhor. Depois eu narro-vos a experiência.

M. V. M.

1 thought on “Mais um dilema”

  1. Pode encontrar a 8 euros ( é só uma dica, não é publicidade) na Amazonite, tem portes grátis se tiver paciência de esperar até 10 dias.
    Já fiz encomendas e com mais ou menos tempo de espera tem corrido tudo bem.
    Na loja “Maquinas de outros tempos” também pode comprar a 8,50€.
    Também me parece um bom filme. Acho que é muito usado, pelo menos no médio formato, por profissionais da arte.
    Uma boa semana

Deixe uma Resposta

