Cavalo dado

Lembram-se de, num texto anterior, ter referido que descarreguei o DxO Optics Pro 9 de graça? Foi uma oferta temporária, e eu imaginei que tivesse aproveitado uma oportunidade única, mas não era: a DxO repetiu a oferta. Agora, até 28 deste mês, pode descarregar o programa de graça.

Eu não tenho qualquer vínculo com a DxO, pelo que, se algum fanboy do Lightroom se sentir tentado a escrever que eu sindiceou pago para fazer publicidade, mais vale suster a respiração e contar até dez. O DxO é muito bom, mas tem um defeito péssimo para quem digitaliza negativos: não reconhece os ficheiros TIFF produzidos a partir de negativos a preto-e-branco. Curiosamente, reconhece o mesmo tipo de ficheiros se os negativos forem a cores, mas por qualquer sortilégio os ficheiros TIFF resultantes do processamento perdem resolução drasticamente quando publicados no Flickr, parecendo que a fotografia está desfocada (isto resolve-se se os ficheiros forem exportados como JPEG). Esta versão 9 já tem uns anos – o programa de edição de imagem já vai na versão 11 – e não vai reconhecer câmaras como a Canon 5D Mark IV, mas isto não quer dizer que não processe ficheiros de imagem feitos com essas câmaras: apenas significa que não aplica as correcções automáticas incluídas nos perfis das outras câmaras e lentes reconhecidas pelo programa.

Em todo o caso, sendo de graça, não vejo razões para não experimentar – nem que seja para dizer mal dele com um pouco de fundamento. Se o leitor tiver ficado empolgado com este programa, pode descarregá-lo nesta página:

http://www.dxo.com/us/digitalcamerauk

Quem é amigo, quem é?

M. V. M.

Anúncios

4 thoughts on “Cavalo dado”

  1. Imagino que seja uma boa alternativa e uma solução plausível para muitos dos usuários de windows e mac deixarem de piratear o photoshop:-)
    Sim, a grande maioria não paga um tostão pelo photoshop mas não tem a coerência de usar alternativas sem violar a lei.
    No que me diz respeito, como uso gnu/linux como sistema operativo, fico-me pelo GIMP que é um belo programa de edição de imagens.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s