Que tempos nefandos estamos a viver

Victor Ng

Das duas uma: ou eu me tornei, em definitivo, num velho incapaz de compreender os tempos actuais, ou o mundo ensandeceu. A primeira hipótese não é improvável, mas tenho motivos fortes para crer que a segunda é mais plausível.

A fotografia acima foi feita por Barbara Kinney, antiga fotógrafa oficial da Casa Branca durante a administração de Bill Clinton que agora se dedica à campanha de Hillary Clinton. No caso de o leitor não ter percebido – o que é extremamente improvável, porque os leitores do Número f/ são de excelsa inteligência –, as pessoas que estão voltadas de costas para Hillary Clinton (que está, convenhamos, a acenar para ninguém, o que deve ser triste) estão a tirar selfies com Hillary no plano de fundo!

Penso que esta fotografia é daquelas que dispensa legendas. É uma metáfora perfeita da estupidez que se apoderou das pessoas desde que a fotografia digital desceu às massas ao ser incorporada nos telemóveis. Aquelas pessoas que estão ali a tirar selfies são ocas e frívolas: elas não estão a lutar por uma convicção política, nem compareceram por militância ou sequer por terem a noção de como a candidatura de Hillary Clinton é fundamental para o destino dos Estados Unidos e do mundo: estão ali por vaidade, sem conseguirem abstrair dos seus egozinhos minúsculos e da sua ridícula vaidade narcísica por um minuto que seja. O importante, para aquelas criaturas absurdas, não é estarem ali: é mostrar que estão ali.

As pessoas que hoje ocupam a faixa etária entre os vinte e os cinquenta anos são, na sua maioria, fúteis, frívolas e superficiais. Para elas o que conta não é a essência, mas a aparência. Vivem coladas ao smartphone, publicando idiotices sem qualquer sentido útil no facebook (hoje apercebi-me que há uma corrente anti-ferro de engomar que defende o «direito» de vestir roupa amarrotada!) e, evidentemente, tirando milhares de selfies e de fotografias ridículas por cada dia que passa. Não sei o que se passa com elas: talvez por medo de se confrontarem com o vazio que são, ocupam-se com a aparência de terem milhares de amigos com quem partilham cada momento das suas vidas.

img-030

Outro exemplo da estupidez dos dias que correm é (foi: parece que o fenómeno está a começar a desvanecer) o Pokémon Go. Felizmente, já se pode passar pela Praça D. João I sem ter de se fazer chicana por entre criaturas de ar completamente entorpecido, de nariz colado no ecrã de um smartphone, mas no Jardim do Passeio Alegre ainda são às centenas. Como se pode esperar alguma coisa de bom de pessoas que acorrem em manada para caçar (virtualmente) bonecos de Anime? Que futuro nos é lícito esperar, sabendo o nosso mundo vai ser governado por quem hoje gosta de passar dias e noites a tentar apanhar o Pikachu?

Não, não sou eu que estou demasiado velho para compreender o mundo actual. É o mundo actual que precisa urgentemente da intervenção psiquiátrica. Não é normal que a assistência de um comício permaneça de costas voltadas para o orador principal a tirar selfies, como não é normal que haja quem passe os dias no facebook ou a caçar bonequinhos infantis com o smartphone. Parece-me haver um vazio enorme na mente das pessoas, que elas tentam compensar com distracções que, em lugar de preencher esse vácuo, o ampliam.

Seja o que for que atingiu os habitantes do planeta Terra desde a invenção do smartphone, esta fotografia de Barbara Kinney é a sua melhor ilustração. Não sei se é estupidez, vaidade, frivolidade ou vacuidade, ou se é uma mistura de tudo isto: só sei que aplaudo a fotógrafa que teve a inspiração de captar este momento. Como já escrevi aqui, as fotografias podem ter um conteúdo altamente simbólico. E esta tem-no.

M. V. M.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s