O Rio de René Burri

https://artblart.files.wordpress.com/2009/12/men-on-a-rooftop-sao-paulo-1960.jpg?w=739

Apesar de os Jogos Olímpicos terem acabado, o Rio de Janeiro deixou um rasto de interesse e curiosidade considerável; é como se, por obra das olimpíadas, as pessoas se tivessem apercebido da existência da cidade.

Infelizmente, nunca efectuei nenhuma viagem que implicasse atravessar um oceano, o que é o mesmo que dizer que nunca estive no Brasil (e, a maiori ad minus, no Rio de Janeiro). Tudo o que sei do Rio é o que vejo na televisão e leio nos jornais. Naturalmente, sendo o Brasil o que é para Portugal e os portugueses, tudo o que se passa no Brasil tem repercussões aqui, como aquele gémeo que sente na carne a dor que o irmão sofre. Apesar de a pronúncia do português do Brasil nunca parar de me irritar – soa-me invariavelmente como uma paródia à minha língua –, há muita coisa que Portugal devia aprender com o Brasil. Um país que tem a Embraer deve ter gente que percebe de alguma coisa mais que futebol e sertanejo universitário (que é aquilo que o português médio pensa quando o tema é o Brasil).

E organizaram uns Jogos Olímpicos. Ao que parece, correu tudo bem, salvo alguns problemas pontuais que foram imediatamente resolvidos. O que significa que o Brasil não é um país de mulatos mandriões, bandidos e alternadeiras, como muitas vezes se pensa deste lado do Atlântico. Claro que depois há o golpe constitucional que afastou a Presidenta Dilma (o “impíchimã”, como lá se diz), em que um grupo de senadores corruptos fez cair uma Presidência por alegações de corrupção, mas se os próprios brasileiros vaiaram o vice-presidente que substituiu a Dilma durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, a minha confiança no povo do Brasil permanece intacta.

Tudo isto veio a (des)propósito do interesse que os Jogos Olímpicos despertaram em relação ao Rio de Janeiro. Isto estendeu-se à fotografia, e logo foram lembradas as fotografias que René Burri fez na cidade-maravilhosa-cheia-de-encantos-mil.

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/25/67/56/2567569430b0f2b4405a53d13602706a.jpg

Que fotografias absolutamente estrondosas! Que fotógrafo fabuloso! René Burri foi, como sabemos (ou tínhamos obrigação de saber), um dos génios da fotografia. Foi um membro proeminente da Magnum e um fotojornalista que ajudou a transformar o fotojornalismo numa forma de expressão criadora. Esqueçam a fotografia do “Che” por Alberto Korda que anda a ornar camisolas e tampas da mala de Hyundais: as fotografias que René Burri fez de Ernesto Guevara são, de muito longe, as melhores.

https://www.lempertz.com/uploads/tx_lempertzproject/Lempertz_970_799_Photography_Ren%C3%A9_Burri_FOOTBALL_RIO_DE_JANEIRO.jpg

Eu conhecia – conheço – muitas fotografias de René Burri, mas nunca tinha visto nenhuma das que fez no Rio de Janeiro. São fotografias em que Burri adaptou a sua linguagem plástica em função do lugar, mas sempre com o mesmo sentido estético que caracterizou a sua obra. Se estas fotografias valem a pena? São exultantes, de uma exuberância contida, formalmente perfeitas, um pouco parnasianas, mas sempre rigorosas – pode tirar-se um suíço da Suíça, mas não se pode tirar a Suíça do suíço – e aprimoradamente compostas. São um festim de formas, ângulos, vectores, contrastes – todas na linguagem abstracta do preto-e-branco. Um dos conjuntos de fotografias mais brilhantes que alguma vez vi – e, se me é permitido dizê-lo, uma forma de ver o Rio que parece inspirada na arquitectura de Óscar Niemeyer. A obra dos dois é extravagante na sua simplicidade, eufórica no seu rigor.

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/df/b9/10/dfb9103599f2ae7de8ca9ec088467281.jpg

Vale a pena conhecer René Burri. Não apenas as fotografias do Rio e os retratos de Che Guevara, mas toda a sua obra. Mesmo as fotografias mais recentes, a cores. René Burri foi um fotógrafo prolífico e um dos mais brilhantes de sempre.

M. V. M.

Anúncios

1 thought on “O Rio de René Burri”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s