O Rio de René Burri

https://artblart.files.wordpress.com/2009/12/men-on-a-rooftop-sao-paulo-1960.jpg?w=984

Apesar de os Jogos Olímpicos terem acabado, o Rio de Janeiro deixou um rasto de interesse e curiosidade considerável; é como se, por obra das olimpíadas, as pessoas se tivessem apercebido da existência da cidade.

Infelizmente, nunca efectuei nenhuma viagem que implicasse atravessar um oceano, o que é o mesmo que dizer que nunca estive no Brasil (e, a maiori ad minus, no Rio de Janeiro). Tudo o que sei do Rio é o que vejo na televisão e leio nos jornais. Naturalmente, sendo o Brasil o que é para Portugal e os portugueses, tudo o que se passa no Brasil tem repercussões aqui, como aquele gémeo que sente na carne a dor que o irmão sofre. Apesar de a pronúncia do português do Brasil nunca parar de me irritar – soa-me invariavelmente como uma paródia à minha língua –, há muita coisa que Portugal devia aprender com o Brasil. Um país que tem a Embraer deve ter gente que percebe de alguma coisa mais que futebol e sertanejo universitário (que é aquilo que o português médio pensa quando o tema é o Brasil).

E organizaram uns Jogos Olímpicos. Ao que parece, correu tudo bem, salvo alguns problemas pontuais que foram imediatamente resolvidos. O que significa que o Brasil não é um país de mulatos mandriões, bandidos e alternadeiras, como muitas vezes se pensa deste lado do Atlântico. Claro que depois há o golpe constitucional que afastou a Presidenta Dilma (o “impíchimã”, como lá se diz), em que um grupo de senadores corruptos fez cair uma Presidência por alegações de corrupção, mas se os próprios brasileiros vaiaram o vice-presidente que substituiu a Dilma durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, a minha confiança no povo do Brasil permanece intacta.

Tudo isto veio a (des)propósito do interesse que os Jogos Olímpicos despertaram em relação ao Rio de Janeiro. Isto estendeu-se à fotografia, e logo foram lembradas as fotografias que René Burri fez na cidade-maravilhosa-cheia-de-encantos-mil.

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/25/67/56/2567569430b0f2b4405a53d13602706a.jpg

Que fotografias absolutamente estrondosas! Que fotógrafo fabuloso! René Burri foi, como sabemos (ou tínhamos obrigação de saber), um dos génios da fotografia. Foi um membro proeminente da Magnum e um fotojornalista que ajudou a transformar o fotojornalismo numa forma de expressão criadora. Esqueçam a fotografia do “Che” por Alberto Korda que anda a ornar camisolas e tampas da mala de Hyundais: as fotografias que René Burri fez de Ernesto Guevara são, de muito longe, as melhores.

https://www.lempertz.com/uploads/tx_lempertzproject/Lempertz_970_799_Photography_Ren%C3%A9_Burri_FOOTBALL_RIO_DE_JANEIRO.jpg

Eu conhecia – conheço – muitas fotografias de René Burri, mas nunca tinha visto nenhuma das que fez no Rio de Janeiro. São fotografias em que Burri adaptou a sua linguagem plástica em função do lugar, mas sempre com o mesmo sentido estético que caracterizou a sua obra. Se estas fotografias valem a pena? São exultantes, de uma exuberância contida, formalmente perfeitas, um pouco parnasianas, mas sempre rigorosas – pode tirar-se um suíço da Suíça, mas não se pode tirar a Suíça do suíço – e aprimoradamente compostas. São um festim de formas, ângulos, vectores, contrastes – todas na linguagem abstracta do preto-e-branco. Um dos conjuntos de fotografias mais brilhantes que alguma vez vi – e, se me é permitido dizê-lo, uma forma de ver o Rio que parece inspirada na arquitectura de Óscar Niemeyer. A obra dos dois é extravagante na sua simplicidade, eufórica no seu rigor.

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/df/b9/10/dfb9103599f2ae7de8ca9ec088467281.jpg

Vale a pena conhecer René Burri. Não apenas as fotografias do Rio e os retratos de Che Guevara, mas toda a sua obra. Mesmo as fotografias mais recentes, a cores. René Burri foi um fotógrafo prolífico e um dos mais brilhantes de sempre.

M. V. M.

Anúncios

Um pensamento sobre “O Rio de René Burri

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s