Demasiado calor

Apenas duas notas para complementar o texto de ontem sobre quem verdadeiramente mantém viva a indústria fotográfica. A primeira para dizer que aquilo que escrevi também se aplica às mirrorless. Eu sei que já começa a parecer que tenho uma animosidade contra estas câmaras, mas a verdade é que as mirrorless, tal como as DSLR, são compradas, na sua grande maioria, por não entusiastas, por pessoas que não querem saber de tamanhos de sensores para nada e concentram todo o seu interesse em fotografar com qualquer coisa melhor do que telemóveis e compactas. Há muita gente a usar câmaras como as Sony anteriormente-conhecidas-como-NEX e as Olympus Pen digitais com lentes zoom 18-55 ou 14-42. Muitas destas pessoas nem sequer sabem que podem trocar de lentes: compram câmaras como estas por serem pequenas e práticas. As Sony α7 e as Fuji estão longe de ser as mirrorless mais vendidas: tal como a Canon 5D e a Nikon D810, são halo products destinados, sobretudo, a aumentar a percepção de qualidade das respectivas marcas.

O que me leva à outra nota sobre o mesmo artigo: os entusiastas que gostam de ridicularizar os zoom 18-55 e as DSLR de acesso deviam, na verdade, estar gratos a quem compra estes produtos. Porque são estes últimos consumidores quem permite que os entusiastas comprem as suas Nikon D750 e Canon 7D. É com o produto das vendas do equipamento de base que as marcas fazem o dinheiro de que precisam para lançar e aperfeiçoar as topo de gama. Se os CEO destes fabricantes decidissem, de repente, apenas fabricar corpos e lentes semi-profissionais, com especificações inspiradas nos comentários aos testes do Digital Photography Review, a Canon e a Nikon deixariam de existir ao fim de poucos meses.

É tudo o que me apraz dizer por hoje. Em breve haverá novo texto jurídico, desta vez com o muitas vezes prometido e sempre adiado tema da relação entre fotografia e o direito à reserva sobre a intimidade da vida privada. Não prometo, ante a complexidade do tema, que seja este o texto de amanhã. Aliás, não prometo que amanhã haja texto. Está demasiado calor para escrever seja o que for que extravase do estritamente necessário ao meu labor.

Não quero terminar sem agradecer aos leitores do Número f/ a atenção que dão a este blogue. Fazem-me sentir que o tempo que emprego na escrita dos textos não é em vão e obrigam-me a escrever melhor e com mais cuidado quanto à informação que transmito.

M. V. M.

Anúncios

2 thoughts on “Demasiado calor”

  1. Apesar de poder ser catalogado como um “entusiasta”, especialmente no que toca à utilização de lentes do tempo do filme em máquinas digitais, não tenho problema algum em afirmar que nunca tive vergonha de utilizar as minhas lentes de kit digitais, seja na minha antiga Nikon D5000 quer hoje em dia na sua substituta, a Canon 100D. O que mais existe, infelizmente é snobice e preconceitos em relação aos “outros”, aqueles que têm uma máquina e/ou lentes diferentes das nossas e que, naturalmente, terão necessidades e interesses distintos dos nossos. As “guerras” acontecem por incompreensão dessas assimetrias que distinguem os “fotógrafos”, utilizando “fotógrafo” no sentido literal e lato de “aquele que fotografa”.

    Numa nota lateral, fico muito satisfeito por as marcas serem forçadas a lançar produtos “acessíveis” ao público comum, esqueleto fundador da manutenção do estado de empresas como a Canon e a Nikon. De outro modo, eu próprio não teria acesso a tecnologia de tão elevada qualidade atendendo ao preço real por mim pago.
    Isso permite-me dispensar o investimento de uma quantidade mais avultada de dinheiro em máquinas maiores, mais pesadas e com mais features e bells and whistles que dispenso em absoluto ou parcialmente. A riqueza está na diversidade e quanto mais ampla for a escolha possível do consumidor final, mais este beneficia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s