24 mm

24f2OMbIgnacio

Ontem tive a oportunidade de experimentar uma objectiva excelente: a 24mm-f/2 que a Olympus fabricou para o sistema OM. Embora não tenha feito nenhuma fotografia com esta lente, deu para perceber tudo o que de bom se diz dela: é um prazer usá-la. E, pelo que vi, é uma lente razoavelmente isenta de aberrações cromáticas e distorções – talvez pela quantidade e qualidade do vidro utilizado no seu fabrico: esta lente é grande (pelo menos segundo os padrões das lentes OM) e pesada e, tal como a minha 135mm-f/2.8, usa filtros de diâmetro 55.

Apesar de tudo, esta lente não me deixou particularmente excitado. Devia ter-me deixado a sonhar acordado, pois é rápida e o preço até era comportável, mas o meu superego tirânico refreou-me o entusiasmo. O meu lado racional proibiu-me de sair da loja com a 24mm-f/2 no saco.

A razão para não ter adquirido esta lente foi a mais chã e prosaica que se pode imaginar: não preciso dela. Mesmo se a minha 28mm me deixa frequentemente ficar mal por ser tão lenta – eu devia ter vergonha de dizer em público que tenho uma lente de abertura máxima f/3.5 –, o certo é que todas as minhas necessidades relativas à gama de distâncias focais em que ambas as lentes se inserem estão preenchidas. 28 mm é, do meu ponto de vista, a distância focal ideal para uma grande-angular.

Não existe uma diferença substancial entre uma lente de 24 mm e outra de 28 mm. No caso das lentes a que me refiro neste texto, as diferenças mais relevantes estão na rapidez e nas dimensões, porque naquilo que importa – a perspectiva, que é a razão por que se compram lentes de diferentes distâncias focais – não existem diferenças importantes. Esperava obter diagonais mais acentuadas e uma sensação de profundidade mais drástica, mas não foi nada disto que consegui com a 24mm-f/2. De facto, não existem diferenças substanciais na perspectiva. A diferença entre usar estas duas distâncias focais está apenas na necessidade de nos aproximarmos ou afastarmos mais do motivo. Isto pode determinar uma maior utilidade da 24 mm quando se fotografam interiores e que quer incluir uma área vasta no enquadramento, mas estes são casos tão marginais que dificilmente justificam a opção pelos 24 mm em detrimento dos 28.

Numa palavra: quem tiver uma lente de 28 mm poderá descobrir que não precisa de uma de 24 mm para nada. A diferença entre as duas distâncias focais é tão pequena que a aquisição de uma 24 mm por quem já tiver uma 28 mm é um esbanjamento (e o inverso também é verdadeiro, embora 28 mm seja uma distância focal mais útil por ser mais versátil).

Por tudo isto, acabei por não me interessar pela 24mm-f/2. Não há, nesta escolha, uma sobranceria como a que levou a raposa de La Fontaine a desdenhar as uvas (mas desde quando é que as raposas comem uvas?), porque a OM 24mm-f/2 é uma lente particularmente desejável. Só que não preciso dela.

A história seria porventura muito diferente se, em lugar de uma lente de 24mm, tivesse experimentado uma de 21mm. É bem possível – e altamente provável – que nesse caso tivesse acesso às características de perspectiva que me levam a, de tempos em tempos, dar por mim a desejar ter uma lente ultra grande-angular: gostava de ter diagonais mais fortes e expressivas do que aquelas que a 28mm me dá, mas no fundo esta não é uma necessidade premente. As diagonais que uma 28 mm dá são suficientemente expressivas – e, de resto, dificilmente seria defensável que eu, que sou um homem que faz 75% das suas fotografias com uma 50mm, tivesse duas grande-angulares.

Decerto, poderia pensar em substituir a 28mm pela 24mm, passando a usar esta última como a minha única grande-angular, mas o mais provável é que perdesse oportunidades de fotografar por ter de enquadrar tão perto. O imperativo de se aproximar mais do motivo que Robert Capa formulou nem sempre se aplica à minha maneira de fotografar. O que é uma pena, porque a OM 24mm-f/2 é uma lente fantástica.

M. V. M.

Deixe uma Resposta

