O futuro da Ilford (e o meu)

https://i1.wp.com/www.bjp-online.com/wp-content/uploads/2015/09/ILFORD-Product-group-shot-1024x679.jpg

A Harman Technology, proprietária da marca Ilford Photo, foi adquirida por uma sociedade de investimentos britânica denominada Pemberstone Ventures Ltd. Apesar das promessas formuladas aquando do anúncio da aquisição – entre elas a de que vão alargar a venda de película a um público mais jovem –, não me sinto inteiramente tranquilo quanto ao futuro da Ilford.

O que uma sociedade de investimentos faz é, numa palavra, especular. Compram barato para vender caro e, se o negócio não correr bem, liquidam a sociedade adquirida. Uma sociedade de investimentos não acrescenta nada à economia: apenas serve para fazer enriquecer os administradores e accionistas. Tal como os especuladores imobiliários, o seu interesse não é fornecer bens ou serviços a quem os quer ou precisa deles: é, pura e simplesmente, vender as empresas com o maior lucro possível. É evidente que, entretanto, têm de administrar as sociedades adquiridas para que elas sejam apetecíveis aos futuros adquirentes e dêem lucro, mas nós vimos, aquando da crise dos subprime, o que as sociedades que se dedicam à especulação são capazes: venderam lixo sob o disfarce de fundos aparentemente aliciantes e, com isto, destruíram a economia de países inteiros e a vida de milhões de pessoas.

Isto quer dizer que, se as coisas correrem bem, a Harman será vendida a outro grupo, que por sua vez a venderá de novo. Muito do que acontecer no futuro próximo estará nas mãos, quer do conselho de administração da Pemberstone, quer nas dos administradores da Harman, que poderão ser os actuais ou outros designados pela sociedade adquirente; mas as coisas podem correr mal por uma série de razões: se a Pemberstone designar administradores incompetentes, ou se interferirem nas decisões dos actuais administradores da Harman, ou ainda se decidirem que afinal o negócio do material fotográfico analógico não é tão rentável como isso, podem destruir uma empresa que já data de de 1879. Porque o que interessa, a uma sociedade de investimentos, não é o que a companhia adquirida produz, nem os trabalhadores ou os clientes: é o dinheiro. Só isto conta. Se a Harman não for vendável, acabam com ela. Este é o mundo frio e impiedoso dos negócios.

Vou, deste modo, esperar que deixem os actuais administradores em paz e que estes continuem com o bom trabalho que estão a fazer, mas a promessa de alargar a clientela aos jovens pode querer dizer produzir mais barato, o que é geralmente sinónimo de baixa qualidade. Mas tudo bem – agora vou ser tremendamente egoísta –, desde que mantenham o FP4 e o HP5 em produção. O FP4, já sabem o que penso dele: é o melhor rolo existente à superfície da Terra, o meu rolo de eleição, aquele com o qual podia fotografar sem precisar de mais nenhum. O HP5 tem um grão muito grosseiro, mas vai ser o meu rolo preferido para sensibilidade ASA 400.

Na verdade, cansei-me do Kodak Tri-X. Este pode ser um rolo lendário, mas estou farto das suas sombras pesadas e da sua nitidez muito inferior à dos Ilford. O HP5 é melhor em praticamente tudo: no contraste, na descrição do pormenor e nos extremos da gama dinâmica, o HP5 faz do Tri-X um capacho. Só mesmo na qualidade do grão é que o Tri-X é melhor, mas isto não chega para compensar o resto. Só compreendo a devoção que os amantes da fotografia analógica nutrem pelo Tri-X por quererem seguir a lenda, porque de resto não existe qualquer outro motivo para usar o Kodak Tri-X em lugar de um Ilford.

E agora? Se as coisas correrem mal com o investimento na Harman, para onde me viro? A Agfa, aparentemente, acabou com os APX; o Fujifilm Neopan é ridiculamente caro; o Fomapan é um rolo bom e honesto, mas está muito longe de poder competir com os Ilford (e com o Tri-X, já agora). Só me resta esperar que as coisas corram bem com a Harman e que o FP4 e o HP5 se mantenham em produção por muitos e longos anos. Quando isso deixar de acontecer, logo se verá.

M. V. M.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s