Clichés

Img - 036

Eu tenho por princípio procurar fazer fotografias originais. Nem sempre consigo, porque convenhamos que já tudo foi fotografado, mas pelo menos tento evitar lugares-comuns fotográficos.

Este parece-me um princípio são; se quero ter alguma coisa de novo a dizer, não faz sentido repetir o que outros fizeram antes de mim. Contudo, a fotografia não é só arte: é também um meio poderoso de arquivar memórias. As minhas oportunidades de viajar não são muito abundantes, pelo que foi com muita pena que não fiz mais fotografias de Bruxelas, que é uma cidade muito charmosa. Gostava de poder ter feito imensas fotografias da Grand Place, mas não tive tempo.

Por outras palavras: ia pronto para fazer clichés. Fotografias de monumentos – juro que teria fotografado o Manneken Pis, se tivesse tido tempo para descobri-lo – e toda essa panóplia de fotografias que os turistas gostam de tirar. Mas não tive nem o tempo, nem a oportunidade.

As únicas ocasiões em que tive tempo de fotografar foram durante as viagens. Além de muitas fotografias tipicamente M. V. M. nos aeroportos, ainda me deu para fazer duas ou três fotografias que são do mais cliché que se pode imaginar: fotografias da escotilha do avião com vista para a asa.

É verdade: podem não acreditar, mas o voo para Bruxelas foi a minha primeira viagem de avião. Aos 52 anos. How lame can that be? Senti necessidade de registar esse momento, daí as fotografias da escotilha com a asa à vista (embora só uma pequena porção, porque o meu lugar não dava para avistar a asa melhor – pelo menos sem me contorcer, o que é impossível a bordo de um Fokker 100 da PGA).

Não posso dizer que o voo tenha sido uma experiência emocionante; não senti pânico, nem nada que se parecesse, mas o avião era horrível. Pelo menos já posso morrer sem levar comigo o labéu da inferioridade de nunca ter andado de avião. E sempre ficaram algumas fotografias para servir de prova documental do meu feito…

M. V. M.

Deixe uma Resposta

