Mais sobre correcção da perspectiva

19957000954_da43012f31_z

Continuando com o tema da correcção da perspectiva na edição de imagem, deixei alguns assuntos de fora do texto de ontem. Fi-lo mais ou menos propositadamente, porque o texto de ontem estava já demasiado extenso e eu estabeleci um limiar de legibilidade para estes textos, que é o de ocuparem no máximo uma página e um terço no programa de texto, em caracteres Times New Roman com o tamanho 12. Esse limite já estava excedido, pelo que o texto de hoje é o que transbordou do de ontem.

Há um aspecto muito importante na correcção da geometria a que não me referi ontem: a distorção da lente. Referi-a de passagem quando aludi à distorção anamórfica das lentes grande-angulares, mas há outras distorções bem mais frequentes e tanto ou mais nocivas. As grande-angulares produzem aquilo a que se chama distorção de barril, o que altera substancialmente a geometria da imagem e dificulta a correcção. Felizmente, qualquer bom programa de edição de imagem corrige este tipo de distorção com facilidade. Desde que a lente seja reconhecida, o Adobe Camera Raw e o DxO Optics corrigem-na automaticamente; se as lentes forem manuais, sem comunicação electrónica com a câmara, o DxO faz um trabalho melhor porque a correcção é mais progressiva.

Obter uma geometria perfeita das linhas verticais e horizontais pode ser um pesadelo. Já me aconteceu despender horas da minha vida a tentar obter uma boa geometria e não conseguir – pelo menos sem recorrer a grandes meios. O DxO tem dois comandos muito interessantes: com eles, pode sobrepor-se linhas ao objecto que se quer corrigir; com um, desenha-se um rectângulo e, com o outro, duas linhas paralelas. Et voilà – no primeiro caso ficamos com um quadrilátero perfeito, no segundo com linhas paralelas rigorosas. E tudo isto sem acrescentar camadas que fazem com que o ficheiro tenha mais que o dobro do tamanho depois de corrigido, que é o que acontece a quem usa as ferramentas do Photoshop Creative Suite.

Para quem não estiver interessado em gastar fortunas em programas de edição de imagem, em plug-ins ou na subscrição da cloud da Adobe (que é agora o único meio legal de ter o Photoshop), há sempre o Gimp. É bom que exista software livre (já agora, ficam a saber que os textos do Número f/ são escritos no OpenOffice Writer antes de serem publicados na internet). Eu já tive o Gimp instalado, mas nessa altura este programa não tinha ferramentas de correcção da perspectiva. Ora, diz-nos o nosso leitor A. Tarzan Dumental (tenho a suspeita que este não é o seu nome verdadeiro) que é possível, a quem tiver o Gimp, instalar gratuitamente um plug-in chamado gimplensfun. Nada como experimentar.

Por fim há a questão, digamos, ética de toda esta manipulação da imagem. Devo começar por dizer que considero estas correcções fundamentais em muitas das minhas fotografias – ou pelo menos naquelas em que exijo de mim mesmo uma geometria rigorosa, de pouco importando se são ficheiros Raw ou digitalizações de negativos. Não tenho qualquer problema em corrigir as minhas imagens, se isto torna as fotografias melhores. Corrigir a perspectiva não é, de resto, nada que não pudesse ser feito no ampliador ou na revelação de chapas, pelo que não tenho qualquer puritanismo. Isto não está em contradição com dizer que é preferível optimizar a perspectiva antes de premir o botão do obturador: há casos em que a perspectiva fica incorrecta mesmo depois de se ter tomado todos os cuidados com o alinhamento da lente em relação ao objecto. Quando isto acontece, não vejo por que se deve ter reservas em utilizar as ferramentas de correcção da perspectiva.

M. V. M.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s