A pioneira (acompanhado de uma pequena divagação sobre fotógrafas)

margaret-bourke-white
Margaret Bourke-White

It’s a man’s world – diz-se com frequência. Não na fotografia – digo eu. Aqui, nesta arte fantástica, as mulheres não têm qualquer razão para se sentir discriminadas em relação aos homens. Poderão as fotógrafas ser menos numerosas (pelo menos as que atingiram a notoriedade), mas algumas são tão importantes e têm obras tão conseguidas que merecem ocupar um lugar bem elevado na história da fotografia.

Há uma, pelo menos, que sei estar no degrau mais alto da fotografia dita de rua: Vivian Maier. Mas há outras. Já me referi, quando listei as fotografias mais importantes de sempre, a Dorothea Lange e Jane Bown. Não as incluí por ser politicamente correcto abranger fotografias de mulheres, nem por me sentir obrigado a ter uma quota de mulheres, mas pelo valor absoluto das suas fotografias, o qual está muito para lá de considerações de género.

margaret-bourke-white2

Contudo, o mundo da fotografia feita por mulheres não se esgota em Vivian Maier, Dorothea Lange e Jane Bown. Há muitas outras. Podia enumerar dezenas de grandes fotógrafas, mas correria sempre o risco de deixar alguns nomes de fora; excluindo Vivian Maier (sobre quem já escrevi abundantemente aqui no Número f/), Jane Bown e Dorothea Lange, as duas primeiras mulheres que me vêm à mente quando o tema é fotógrafas foram ambas precursoras, mulheres inovadoras que não tiveram dúvidas em afirmar a posição que lhes cabia por direito num mundo dominado por homens. Uma delas é Leni Riefenstahl, ainda hoje uma das mulheres que mais admiro (eu quero lá saber se ela era Nazi ou não!); mais admirável, porém – e com um pouco mais de pertinência para a fotografia que Leni Riefenstahl, cuja actividade era mais voltada para o vídeo – foi Margaret Bourke-White (1904-1971), americana nascida no Bronx cujo nome é frequentemente acompanhado pelo adjectivo «primeira». Foi a primeira fotógrafa estrangeira autorizada a fotografar instalações fabris na União Soviética, nos anos 30 do Século passado, a primeira mulher a ocupar o cargo de fotógrafo da Life – foi dela a primeira fotografia de capa desta revista –, a primeira correspondente de guerra, a primeira mulher a entrar em zonas de combate da II Guerra Mundial – e, curiosamente, a última pessoa a entrevistar o Mahatma Gandhi.

Gandhi_spinning_wheel

Margaret Bourke-White começou, curiosamente, como fotógrafa industrial, tendo o seu primeiro trabalho relevante sido feito para a Otis Steel. Depois foi uma fotógrafa socialmente consciente, como Dorothea Lange e Walker Evans. Mais tarde veio o fotojornalismo. São famosas – e impressionantes no horror que descrevem – as fotografias dos campos de concentração que Margaret Bourke-White fez após a queda do nacional-socialismo. Esteve na Índia, onde presenciou a independência e a secessão do Paquistão, e na África do Sul. A sua foi uma vida cheia e rica em experiências, que infelizmente terminou demasiado cedo por causa da doença de Parkinson.

Kentucky_Flood_by_Margaret_Bourke-White

Para mim não há género nas fotografias. Há apenas boas fotografias e fotografias sofríveis ou más. Não me parece que exista um toque feminino nas fotografias que as distinga das feitas por homens. Uma grande fotografia é uma grande fotografia, de pouco me interessando quem a fez. É decerto importante saber quem foi o seu autor, porque isso ajuda a situar a fotografia na história e conhecer as demais circunstâncias em que foi feita, mas saber se o autor é uma mulher ou um homem é absolutamente irrelevante. Contudo, Margaret Bourke-White foi uma pioneira. Foi a primeira mulher a aventurar-se no fotojornalismo. Merece por isso a minha admiração mais fervorosa – tal como as suas fotografias, que ficarão para sempre connosco.

M. V. M.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s