300 000

Img

Ontem aconteceu, pela quarta vez, um daqueles fenómenos de popularidade no Flickr. Alcancei um número total de visualizações de 300 000 pelas 19 horas, mas à meia noite o mesmo total já tinha atingido 304 787.

Estes números foram alcançados por causa de uma fotografia que foi parar ao Explore. A dita não era nada de especial e cheguei a pensar se era boa ideia publicá-la no Flickr (mesmo sendo este o que é). É apenas uma imagem que decidi fazer no passeio da estação do metro da Trindade, a partir do terraço da estação. Já tinha feito algumas fotografias naquele lugar – aprecio a textura do pavimento e as sombras que se formam –, mas sempre com a lente de 50 mm. Nessa tarde, porém, decidi ver o que acontecia se usasse a grande-angular; como cabia no enquadramento, resolvi usar o enorme respiradouro (se é que se pode chamar-lhe assim) na composição.

Devo dizer que não fiquei completamente satisfeito com esta fotografia. Para integrar aquele buraco enorme no enquadramento, tive de incluir algumas sombras e uma porção do espaço envolvente que não ficaram do meu agrado. Não gosto, em especial, dos cantos superiores: penso que a fotografia teria resultado muito melhor se todo o plano de fundo fosse o pavimento, sem as sombras das árvores e do poste de iluminação e sem o limite do passeio que se vêem nos cantos. Foi, deste modo, uma fotografia a que não dei grande importância. Se já tivesse o website, coisa de que por vezes me lembro mas continuo a procrastinar, não teria mostrado esta fotografia.

Acresce que esta fotografia era apenas uma das trinta e sete que resultaram da minha experiência com o Fomapan 200. Não procurei fazer obras-primas com este rolo: apenas procurei ver como ele reagia debaixo de diversas situações de luz. No caso desta fotografia, interessava-me conhecer as características de contraste desta película – embora também tenha de dizer que sou avesso a fazer fotografias completamente destituídas de sentido quando experimento rolos. Era uma experiência, mas usando uma cena que me interessava. Pensei a composição e o enquadramento antes de disparar. Não se deu o caso de fazer uma fotografia técnica, só para aferir o comportamento da película, sem qualquer cuidado com a composição.

Captura de tela 2015-05-06 18.43.00 (2)
Quase que acertava com o momento em que cheguei às 300 000 visualizações…

Ao que parece, o público do Flickr tem uma apreciação fotográfica muito diferente da minha. À hora em que estou a escrever, esta fotografia já tem 11 649 visualizações, o que faz dela a mais vista de sempre no meu Flickr. 158 pessoas adicionaram-na às suas favoritas, o que é outro recorde absoluto.

Curiosamente, quando vista no Explore, esta fotografia passa quase despercebida. O que mais se vê ali é fotografias com cores espectaculares e com uma enorme panóplia de artifícios técnicos: macros, exposições de 30 segundos e mesmo alguns HDR. Como descobriram a minha fotografia é que eu não sei, porque as coisas acontecem muito rapidamente no Explore e pela altura em que as estatísticas começaram a assumir valores consideráveis já devia ter umas quatrocentas fotografias acima dela, tornando-a apenas visível a quem tiver especial afinidade com a roda de scroll do rato.

Estas coisas deixam-me sempre a pensar. Não posso dizer que tenha ficado eufórico, ou com a ilusão de que sou um fotógrafo imensamente popular – não sou nem uma coisa nem outra –, mas fiquei surpreendido. Diria que me senti grato a todos os que viram a fotografia, a elegeram como sua favorita ou deixaram um comentário; contudo, tenho consciência de que foi um fenómeno casual e que esta está longe de ser uma das minhas melhores fotografias. Eu não confundo popularidade com qualidade, sendo raras as ocasiões em que ambas coincidem. Não sei que pensar de tudo isto, a não ser que não tem grande importância. O Flickr é apenas o Flickr.

M. V. M.

Deixe uma Resposta

