GAS

909754

O GAS, acrónimo de Gear Acquisition Syndrome, é uma doença que ataca todos os entusiastas da fotografia. Pode consistir em ataques ocasionais ou assumir uma dimensão crónica. Os seus sintomas típicos são uma vontade incontrolável de gastar dinheiro em material de que não se necessita e ansiedade e suores frios quando se passa em frente das montras da AFF e da Colorfoto, mas as suas causas são mais difíceis de diagnosticar.

Pois bem: creio que detectei uma causa de GAS hoje mesmo, ao consultar uma lista de material que Michael C. Johnston, autor emérito do blogue The Online Photographer, pôs à venda. Entre este estava uma Mamiya 7, máquina de médio formato usada por pelo menos dois grandes fotógrafos com cuja obra tenho alguma familiaridade: António Júlio Duarte e Patrícia Almeida. Pois bem: entendo que uma das causas para o GAS é a falta de inspiração, como passarei a explicar:

Quando não estamos inspirados ocorre-nos pensar que precisamos de uma experiência diferente para manter o entusiasmo vivo. Isto não é muito diferente daqueles casais que compram vestimentas de couro, algemas e chicotes para atiçar a chama conjugal. Imaginamos que o material novo nos trará o entusiasmo de volta e damos por nós a pensar, por vezes obsessivamente, em novas câmaras e lentes.

Eu considero-me relativamente imune ao GAS, mas por vezes também me dão uns acessos ocasionais da doença. No caso da Mamma mia Mamiya 7, ia ter nas mãos aquela que alguns consideram a melhor máquina fotográfica alguma vez fabricada. Mentiria se dissesse que não queria uma máquina destas para nada: ia fazer fotografias de uma qualidade com a qual presentemente apenas posso sonhar, mas e depois? Isto curaria as faltas de inspiração?

Antes de mais: eu não estou a passar por nenhuma falta de inspiração. Simplesmente, não tenho tido possibilidade de fazer as fotografias que quero. Ando a explorar contrastes muito pronunciados entre luz e sombra e não existem sombras quando o céu está muito nublado, como tem sido o caso nos últimos dias. A Mamiya 7 não iria decerto trazer bom tempo. Tenho tido também alguma dificuldade em encontrar locais que potenciem esses contrastes, mas não vai ser a Mamiya que me vai ajudar a encontrá-los. O que esta máquina podia fazer era ajudar-me a ter mais gosto por fotografar a cores, porque as cores dos rolos de médio formato são absolutamente inimitáveis, mas este seria um benefício muito marginal comparado com o que uma máquina destas me custaria.

O GAS é isto: uma manifestação de frustração com as fotografias que andamos a fazer. Simplesmente, este não é um problema que o material novo vá resolver. Poderemos sentir um pouco mais de entusiasmo durante uns tempos, mas mais tarde ou mais cedo a insatisfação vai aparecer de novo – tal como o facto de estar algemado numa cama de ferro não vai fazer com que o excelso esposo deixe de ser um cretino, bem como a digníssima esposa não deixará de ser um estafermo de cem quilos só por usar lingerie sexy. O que devemos é ser muito honestos connosco mesmos e descobrir por que estamos insatisfeitos com a nossa fotografia.

Por vezes há acasos que despertam inesperadamente o nosso entusiasmo – está sempre a acontecer-me – e de repente damos por nós a ter um prazer enorme em fotografar com o material antigo. É nestes momentos que percebemos que o material de pouco conta, a não ser que seja tão mau que nos impeça de fazermos o que queremos. (Isto só me aconteceu quando tinha a point and shoot.) Isto não é o mesmo que dizer que o material é indiferente: eu evoluí muito graças à Olympus OM-2, mas não foi por ser material novo – foi por me obrigar a fotografar de maneira diferente. Como seria com a Mamiya? Certamente seria também diferente, mas tenho dúvidas que passar do 135 para o médio formato fosse um salto tão grande como passar do digital para o analógico.

Penso que o GAS não me vai atingir desta vez.

M. V. M.

Deixe uma Resposta

