Fim-de-semana digital (cont.)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

De volta ao meu interlúdio digital de Domingo. Agora que já passaram dois dias, consigo ter uma boa noção do valor das fotografias que fiz com a E-P1. Na maior parte foram apenas brincadeiras, mas o menino em mim gostou muito desta parte. Foi uma diversão superficial, mas saborosa; pude jogar com cores, porque a verdade tem de ser dita: a E-P1, conjugada com as OM, é capaz de cores absolutamente maravilhosas. Saturadas, mas correctas. Tudo na proporção perfeita.

Também quis fazer fotografias mais ou menos sérias, dentro do meu estilo habitual, mas neste caso as coisas não correram tão bem. É certo que fiz as mesmas fotografias que teria feito com a OM, mas os resultados não são exactamente os mesmos. Já aludi a isto aqui: não há nada que chegue às altas luzes das películas a preto-e-branco. Consciente disto, e sendo a E-P1 uma câmara que se caracteriza pela exuberância com que descreve as altas luzes (desde que se tenha cuidado de não as deixar estourar), tentei uma estratégia nova para converter ficheiros Raw em preto-e-branco. Em lugar de atenuar as altas luzes, saturei-as e acentuei as sombras e o contraste. Em termos de tons, consegui resultados mais parecidos com os da película, mas ainda não é a mesma coisa. Falta às fotografias a acutância de um Ilford Delta.

Esta experiência mostrou-me algo que me deixou um pouco perturbado: estava a incorrer no erro de seguir fórmulas seguras com a OM. Concluí que não arriscava na escolha dos motivos e que ligava mais a estes do que às imagens em si. Isto estava a ter o efeito de me fazer procurar sempre os mesmos motivos e lugares, cerceando-me a liberdade na expressão. Fazia-o em parte pelo imperativo de não desperdiçar rolo, mas estava a limitar-me. Vou procurar ser mais livre na escolha das imagens e ater-me menos aos motivos, porque a maneira como estava a fotografar estava a impedir-me de me soltar. Estava demasiado preso aos meus próprios conceitos. Posso dizer que este regresso ao digital foi muito libertador.

Claro que foi uma libertação condicional. Fotografar sem um visor é frustrante. Fotografar com o recurso a um ecrã é verdadeiramente obnóxio. Simplesmente não é natural. Curiosamente, sempre que usei a E-P1 depois de ter a OM, levava a primeira ao nível dos olhos, na esperança de espremer o olho direito contra a pequena janela de um visor – que, obviamente, não existe. Tenho um visor óptico para esta câmara, mas só posso usá-lo com uma lente, não fornece qualquer tipo de informação e tem um problema mais ou menos sério de paralaxe.

Não há nada que se compare ao visor de uma SLR. O que se vê através dele é o que a lente vê, pode ter-se uma noção muito próxima da profundidade de campo e torna a focagem fácil. Pelo contrário, com a E-P é um pesadelo focar manualmente. Apesar de tudo isto, não deixou de ser divertido. Mais importante, fiquei contente com algumas das fotografias que fiz. Só o facto de algumas delas não terem ficado com o look que espero das minhas fotografias me impede de dizer que a câmara não é importante. É. Contudo, quando se sabe e se pode tirar partido do material que se tem, questões como o visor e a focagem tornam-se irrelevantes e apenas as fotografias contam. Eu nunca serei capaz de fotografar com telemóveis ou compactas, mas a E-P1 está muitos furos acima disso. Não vou dizer que me é indiferente fotografar com analógico ou digital, mas também não posso ser dogmático: fiz fotografias que me agradaram e diverti-me – e isto é o mais importante da experiência de fotografar. Este Domingo não me vai reconverter ao digital, mas fez-me aprender uma ou duas lições que conto aproveitar no futuro.

M. V. M.

Deixe uma Resposta

