El chico

556488334-fotos-de-vida-selvagem-de-carlos-perez-naval-de-9-anos-1171122000

Hove vou falar-vos de um chavalo. Um rapazito de nove anos. Os mais distraídos, ou os que vêm ter a este blogue à procura de respostas para questões técnicas sem importância nenhuma, poderão eventualmente estranhar por que dedico um texto inteiro a uma criança que ainda nem sequer tem idade para frequentar o 2.º Ciclo. É que este puto tem todo o cabimento num blogue sobre fotografia. Se quiserem acompanhar-me, já vão perceber porquê.

Carlos Pérez Naval é um rapazito espanhol de nove anos. Eu sei que já tinha mencionado a idade antes, mas esta é uma informação fundamental, porque não é todos os dias que nos surgem notícias de fotógrafos desta idade. Ora, o nosso chavalo é assunto aqui no Número f/ precisamente por ser um fotógrafo. E que fotógrafo!

Ora bem: este ano, o miúdo concorreu ao prémio Young Wildlife Photographer Of The Year, instituído pelo Museu de História Natural de Londres (National History Museum, ou NHM) para jovens até aos 17 anos. E ganhou o primeiro pémio, ultrapassando concorrentes muito mais velhos. A fotografia premiada, Stinger in the Sun, é excelente, mas é uma dupla exposição obtida a partir de duas imagens diferentes, feitas com a mesma câmara mas com lentes diversas: uma com o fundo, outra com o escorpião. Uma imagem compósita, portanto, mas isto não demoveu o júri. Sinceramente, não me choca a atribuição de um prémio a uma imagem compósita: não há aqui nenhuma mentira – ele realmente fotografou aquelas imagens – e, convenhamos, o rapazito mereceu. A fotografia é esplêndida.

1
A fotografia premiada de Carlos Pérez Naval

Os que tiverem objecções quanto a fotografias compósitas podem, contudo, ficar descansados. É que esta Stinger in the Sun está longe – muito longe, na verdade – de ser a melhor fotografia do pequeno Carlos Pérez Naval. Com efeito, este chavalito é, aos nove anos (não sei se deixei bem frisado que ele tem apenas nove anos), um talento prodigioso. Apesar de a fotografia da natureza não ser o meu género predilecto, tenho de admitir que as fotografias do Carlos Pérez são brilhantes. Se me mostrassem algumas delas sem que eu soubesse quem as fez e me pusessem a tentar adivinhar a idade do fotógrafo, eu nunca teria pensado que eram da autoria de um miúdo (e muito menos um de nove anos). É tão bom fotógrafo – e eu não tenho dúvidas em usar este substantivo no caso deste chico – que me deixa a pensar que ele pode vir a tornar-se, muito em breve, num dos fotógrafos de referência da fotografia de natureza.

Com efeito, o Carlos Pérez tem um potencial enorme. Há, decerto, alguns aspectos que necessitam de ser aperfeiçoados, mas as escolhas dos motivos são simplesmente espectaculares e tem um domínio da técnica que, embora facilitado pelo uso de material semi-profissional, não deixa de impressionar. Curiosamente, apesar de viajar muito e ter inúmeras oportunidades para fotografar animais exóticos, o Carlos parece sentir-se perfeitamente feliz encontrando motivos na sua terra natal, o que indicia que tem olho para bons motivos onde quer que eles estejam. O que é uma qualidade. Também já reparei que os miúdos que gostam de fotografia desenvolvem uma predilecção especial pela macrofotografia e pelos close-ups, e este puto não é excepção. E fá-lo muito bem, quer do ponto de vista da escolha dos motivos, quer no plano técnico.

Eu, que comecei a fotografar com a tenra idade de quarenta e seis anos, não consigo deixar de sentir uma admiração enorme por o que este miúdo faz. E também, confesso-o, uma ponta de inveja. Eu não sonho tornar-me num fotógrafo premiado, mas gostava de ter tido as oportunidades e incentivos que o Carlos Pérez teve. Mas a vida é mesmo assim e temos de fazer o melhor que sabemos nas circunstâncias e condições que temos. Isto aplica-se, evidentemente, a este chavalo, que parece tirar o melhor partido possível do seu talento enorme e das oportunidades que tem. Ele vai longe. Por mim, é um nome que já fixei. Vou acompanhar a sua evolução com o maior interesse.

M. V. M.

Deixe uma Resposta

