Mais cem anos de película

Img - 011B

As pessoas que se propuseram relançar a Ferrania depararam com uma dificuldade suplementar no seu objectivo. Apesar do apoio do governo da Ligúria, precisam de restaurar a maquinaria do antigo centro de pesquisas da Ferrania, o que ultrapassa o orçamento previsto. Assim, decidiram fazer aquilo a que chamaram uma campanha kickstarter – na verdade não o é, porque não se trata de um projecto ex novo, é antes um crowdfunding – para recolher $250,000. Qualquer pessoa pode contribuir com uma quantia igual ou superior a $1 (um dólar) através do website kickstarter.com (ver aqui).

A verdade é que correu bem. Apesar de faltarem ainda dezassete dias para o fim da recolha de fundos, o objectivo de $250,000 dólares já foi ultrapassado. Neste momento, 4455 pessoas contribuíram com um total de $252,641. Que dizer disto?

Em primeiro lugar, que há muitos adeptos da fotografia convencional. Este parece-me um facto indesmentível. E são tão apaixonados que cada um contribuiu, em média, com $56,7. Penso que esta reacção tem explicações que vão muito para além do revivalismo retro, o qual é assim como uma espécie de manto com que os analistas pretendem englobar tudo quanto seja a continuidade de tecnologias que hoje são consideradas obsoletas. O facto de haver alguém a propor-se retomar a produção de película mereceu este apoio porque há pessoas que simplesmente gostam de fotografar e filmar com película. Isto não é uma moda: é uma tendência bem estabelecida. As razões por que cada um fotografa com película são da sua conta; quanto a mim, uso-a por ser mais divertido e pelo estímulo que constitui a necessidade de aprender a fotografar com uma máquina que não me mostra de imediato a fotografia que acabei de fazer.

Quanto à Ferrania, penso que já deixei clara a minha satisfação – mas também algumas frustrações, diga-se – por ter descoberto o Solaris 100. Felizmente, esta é uma das películas que a FILM Ferrania conta voltar a produzir, o que me deixa contente. Dos rolos a cores que experimentei, foi o que mais me satisfez. Talvez por as suas cores estarem equilibradas para as sombras, evitando assim o tingimento azul que os Kodak dão à imagem quando se fotografa na sombra, equilíbrio que resulta em cores alegres e saturadas. O Solaris é um rolo que me faz instintivamente procurar motivos cheios de cor e de vida, o que é bom. Não é, infelizmente, um bom rolo para fotografia nocturna, mas é tão bom em tudo o resto que esta deficiência acaba por ser largamente compensada.

A promessa de «mais cem anos de película» com que a FILM Ferrania baptizou a sua campanha é, provavelmente, irrealista; será apenas uma hipérbole, mas agrada-me o compromisso que ela traz implícita. A película durará enquanto houver um bom número de entusiastas. Claro que 4455 pessoas não é um número particularmente impressionante, mas estou certo que houve muitos que não puderam ou não quiseram contribuir, mas ficaram satisfeitos com esta adesão e com a probabilidade forte de ver rolos Ferrania de volta às estantes das boas lojas de fotografia.

Quanto a mim, não me perguntem se (ou com quanto) contribuí. Tudo o que posso dizer é que fiz tudo o que estava ao meu alcance para publicitar os méritos do Ferrania Solaris 100. Penso que as fotografias que fiz com os dois rolos que expus são suficientemente eloquentes quanto às suas qualidades (embora possam, eventualmente, deixar dúvidas quanto ao valor do artista). Para mim, o sucesso do crowdfunding da FILM Ferrania é uma excelente notícia: significa que o meu rolo a cores favorito estará disponível por muitos anos. Não sei se serão ou não cem anos; o mais provável é que daqui a um século já não tenha grandes aptidões para fotografar (o facto de ter entretanto falecido poderá eventualmente contribuir para a minha perda de qualidades fotográficas), mas é bom saber que posso contar com o Solaris 100 sempre que me apetecer fazer fotografias a cores.

M. V. M.

Deixe uma Resposta

