As velhas e as suas manias

OLYMPUS DIGITAL CAMERADescansem, que este não é um texto sobre psiquiatria da terceira idade. É sobre equipamento. Mais exactamente sobre uma máquina fotográfica, e ainda mais especificamente sobre a minha Olympus OM-2n. Tem manias, a minha máquina fotográfica. Ao longo dos dois últimos fins-de-semana, houve por bem arruinar-me algumas fotografias. No fim-de-semana anterior, mais precisamente no dia 5, o anel que selecciona os tempos de exposição recusava-se a rodar. Prendia em determinado tempo e não andava nem para um lado, nem para o outro. Não sei por que isto aconteceu, mas, francamente, a Olympus decidiu colocar o dito comando no lugar mais estúpido que se podia conceber: podia estar no topo, passando o comando do ISO e da compensação da exposição para baixo da manivela; até podia o comando do ISO ter sido implementado no painel traseiro, como as Leica, mas não – Maitani-san houve por bem pôr o comando dos tempos de exposição no lugar menos prático de que se lembrou. É preciso usar dois dedos para o rodar, fica demasiado próximo do corpo (o que não contribui para a ergonomia) e precisa de um botãozinho (que fica inacessível quando se monta a sapata do tripé) para fotografar no modo Bulb. Como se tudo isto não fosse suficiente, ainda tem este problema de prender. Não se pode forçar – ou pelo menos eu não quis forçar, com medo de partir alguma coisa –, pelo que ainda é preciso perder mais tempo para rodar o comando com muito jeitinho e sensibilidade. Foi suficientemente irritante para me estragar a sessão fotográfica, mas pelo menos não estragou as fotografias. (Espero eu, que ainda não vi as revelações: posso vir a ter uma surpresa desagradável…)

Esta recusa do comando dos tempos de exposição ficou mais ou menos resolvida durante a sessão de hoje de manhã, mas outro problema manifestou-se, desta vez com efeitos deletérios para as fotografias: o espelho ficou bloqueado depois do disparo. Componho a fotografia no visor, disparo e… subitamente o visor fica negro! O espelho não voltou à posição inferior. Só consegui persuadi-lo de que em baixo é que estava bem depois de fazer um reset. Isto já me tinha acontecido várias vezes no Inverno passado, mas foi em dias diferentes e apenas uma vez em cada dia; nunca por três vezes consecutivas, como esta manhã. Foram três fotogramas desperdiçados. Este último problema parece manifestar-se quando faz frio. Não faz muito sentido, mas é mesmo assim: com tempo frio ou húmido, o espelho bloqueia. Não é um defeito do material e não existe reparação para este problema – já mo asseguraram –, mas é deveras irritante quando acontece. Detestaria só poder fotografar quando estivesse calor, ou ter de conformar-me com as três primeiras fotografias do dia ficarem estragadas.

O problema com o selector dos tempos de exposição parece-me, apesar de tudo, mais grave que o do espelho. Se tender a agravar-se, pode chegar a um ponto em que não consiga seleccionar tempos diferentes daquele em que parou da última vez. O que pode ser contornado se esse tempo for 1/250 ou 1/500, mas não se entender parar em 1/30 ou 1/15. Se isto acontecer, não sei se será possível a reparação, ou quanto esta custará. Talvez seja tempo de ir pensando em mudar de câmara, mas qual? Tenho três lentes de qualidade excepcional para o sistema OM; mudar de marca – e neste caso a opção seria a Nikon FE2 ou a FM3A – implicaria adquirir mais lentes. O que não me interessa, pelo menos nesta fase. Outro corpo OM? A OM-1 seria interessante, porque é ainda mais simples que a OM-2, mas nada me garante que os problemas que tenho com a OM-2 não se voltam a manifestar.

Não sei que fazer. O melhor é mandar inspeccionar a máquina, a ver se os problemas ficam resolvidos. Mas fico fulo da vida quando estas coisas acontecem. As máquinas, tal como os automóveis – suponho que todos já conduziram um daqueles carros velhos em que a marcha-atrás só entra depois de engrenar outra velocidade –, ganham manias quando envelhecem. Estas manias nem sempre são fáceis de suportar.

M. V. M.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s