Ray K. Metzker (1931-2014)

1-Lexington-Avenue-01
Lexington Avenue 1, por Ray K. Metzker

Decididamente, o Número F/ anda mórbido. O último texto foi sobre acidentes, e este vai pelo mesmo caminho, se exceptuarmos não haver acidentes e ter pertinência para a fotografia.

Os que me acompanham sabem que sou um seguidor do blogue The Online Photographer, administrado pelo americano de origem escocesa Michael C. Johnston, que, a partir de Waukesha, Wisconsin, tem mantido aquele que considero o blogue de fotografia mais interessante do mundo. Pois bem: hoje, ao visitar o T. O. P., descobri que morreu Ray K. Metzker.

Perguntais vós: – quem era Ray K. Metzker? E por que estamos a ler sobre ele?

Ray K. Metzker era o rei do chiaroscuro, essa arte que o vosso M. V. M. tanto aprecia e que se baseia em contrastes extremos (num bom chiaroscuro só há sombras e altas luzes, sem nada pelo meio). Era também um fotógrafo de rua com um fortíssimo sentido de geometria, o que significa que tinha tudo para que eu o admirasse. Infelizmente, foi necessário que morresse para ser atraído para a esfera gravitacional dos meus interesses fotográficos.

A obra de Ray K. Metzker é uma que espero explorar e conhecer a fundo durante os próximos dias. Por enquanto, apenas posso dizer que foi um dos grandes fotógrafos do planeta. As suas fotografias merecem bem ser visitadas.

M. V. M.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s