Notícias da Ligúria

1010076_354989544603480_485950706_nreg

Yawza! Boas notícias da frente fotográfica durante as férias. Depois de nos ter mantido suspensos durante longos meses, a Film Ferrania, que é a nova forma com que a Ferrania se apresenta, vai começar a produzir película já este mês. Para quem se mantém fiel à fotografia convencional, a descobre agora ou se converteu a ela, esta é uma grande notícia. Mostra que há procura – se não houvesse, ninguém se aventuraria num empreendimento destas dimensões – e que não há motivos para temer que, de um dia para o outro, se tenha de mudar de tipo de fotografia porque acabaram os rolos. É evidente que a indústria nunca voltará ao que era quando a película era o formato dominante, mas, apesar da sua natureza quase de nicho, a película está a vender cada vez mais e, ao que parece, as vendas crescem de forma consistente.

As boas notícias vindas da Ligúria não acabam aqui. Segundo uma entrevista ao website Japan Camera Hunter, Nicola Baldini – uma das pessoas na origem do ressurgimento da Ferrania – deu-nos a saber que os primeiros rolos a ser (re)lançados serão o Scotch Chrome 100, um rolo de slide anteriormente fabricado pela Imation (uma divisão da 3M), e… o Ferrania Solaris 100! Eis o que eu chamo uma boa notícia: eu fiquei tão entusiasmado com as cores deste rolo – e, sobretudo, com o seu desempenho nas sombras – que o adoptei imediatamente como o meu rolo a cores favorito. Contudo, os rolos Ferrania Solaris actualmente à venda já foram fabricados há algum tempo – a sua produção cessou no ano passado – e não discriminam o prazo de validade; é possível que os que ainda podem ser encontrados nas lojas estejam perto de expirar – se não estivem já expirados, o que suspeito depois de ter exposto mais um destes rolos.

Img - 005

Faço esta afirmação porque, ao ver atentamente algumas fotografias feitas com o Ferrania Solaris, reparei que existiam uns círculos extremamente estranhos, uma espécie de padrão psicadélico indesejado. Numa delas, que fiz quando fui visitar a exposição de Henri Cartier-Bresson no Edifício AXA, aqui no Porto, estranhei o aparecimento destas aberrações da imagem, mas pensei que aqueles círculos fossem algum efeito da iluminação da sala em que não tivesse reparado; contudo, no segundo rolo que expus, o mesmo fenómeno aconteceu à luz do dia, levando-me a concluir que era um problema da película. Troquei impressões com Raúl Sá Dantas, o homem que revela e digitaliza os meus rolos, e visualizámos a fotografia mais recente. Não conseguimos descobrir a causa daquela anomalia, mas não é de todo impossível que fosse um efeito da antiguidade do rolo, que poderia estar expirado.

Seja como for, o problema apenas afectou três imagens e não é, pelo menos por enquanto, suficiente para pôr o Ferrania Solaris de lado. As suas cores continuam a ser maravilhosas e tem uma enorme vantagem sobre os outros rolos a cores que usei, especialmente os Kodak: as matizes que surgem nas zonas de sombra são benignas e facilmente corrigíveis na edição de imagem – se necessário, porque dei frequentemente por mim a voltar ao original depois de introduzir correcções, por o aspecto inicial ser mais agradável do que o da versão corrigida.

O que vou fazer, por me parecer sensato, é não voltar a comprar o Solaris 100 até que a Film Ferrania distribua os primeiros rolos desta sua nova fase. Se o problema for a validade dos rolos actualmente à venda, com um pouco de sorte não o voltarei a sentir; se subsistir, vou ter de dar um salto quântico, passando do rolo a cores mais barato para o mais caro – o Fuji Pro 400H (ou a versão mais lenta e impossível de encontrar, o 160NS). Porque, pelo que tenho visto, só os Fuji têm um melhor desempenho nas sombras melhor que o Ferrania. O problema é que os Fujis custam mais de oito euros. Ouch!
M. V. M.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s