Glossário de fotografia, Parte 6: de U a Z

A-D | E-H | I -L | M- P | Q – T

U

UV: Radiação solar de raios ultravioletas extremamente perigosa, frequentemente associada ao melanoma e a uma vontade incontrolável de cantar Am I Blue? no chuveiro. Os banhistas devem evitar a exposição solar entre as 11h00 e as 17h00 e usar protector solar de índice 30 ou maior para que os seus efeitos não se repercutam no organismo.

V

Visor: dispositivo que distinguia as câmaras a sério das outras até à chegada dos visores electrónicos.

W

Wireless: modo expedito de publicar fotografias completamente parvas na internet.

X

XD: Grafismo usado nos chats e no Facebook que simboliza hilariedade; formato obsoleto de cartão de memória usado pela Fujifilm e Olympus só para armarem em diferentes.

Y

Yashica: Marca japonesa de equipamento fotográfico. Consta que o fundador da marca, de visita a Portugal, encontrou um casal de jovens junkies, tendo reparado que o rapaz se dirigia frequentemente à namorada, Francisca, usando a expressão «Yá, Xica». A sonoridade causou-lhe uma impressão tão profunda que, uma vez adaptada à dicção japonesa, se tornaria na denominação da sociedade e na marca dos respectivos produtos.

Z

Zenza Bronica: nome de palco do travesti italiano e actor de vaudeville Emanuele Bronchstein (1878-1918), aliás Monica Asparaghi. Marca japonesa de equipamento fotográfico que conquistou o Prémio Standard & Poor’s de Marca Mais Ridícula do Ano em 1974, ex aequo com Rexona.

M. V. M.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s