25 clichés: Kai e eu

2d03ba04096f19571638c4adfb069ed0Os que se interessam muito por câmaras e lentes e buscam incessantemente informação na internet sabem quem é Kai Wong, um natural de Hong-Kong de ar imberbe, pose descontraída e uma atitude completamente no nonsense quanto ao material que analisa nos clips da DigitalRev. Uns gostam, apontando o seu sentido de humor e as suas observações cáusticas e irónicas como pontos fortes da sua maneira muito própria de avaliar equipamento; outros, talvez por se sentirem ridicularizados, não gostam. A vida é mesmo assim.

Gosto moderadamente de ver os clips de Kai Wong. Não perde tempo com particularidades fastidiosas da técnica, usa imagens reais e espontâneas para avaliar a qualidade do equipamento e não se abstém de exprimir o que pensa. Talvez seja esta última a razão por que tantos o criticam. Eu até podia ser um deles, depois de ter visto o vídeo da DigitalRev sobre a Nikon Df, mas não me sinto particularmente ofendido quando alguém tem objecções a pôr a um produto de que gosto. Pelo contrário: daqui resulta mais informação, o que leva a um esclarecimento mais completo sobre os méritos e deméritos do referido bem de consumo.

Além das análises de equipamento, Kai e a DigitalRev incluem vídeos sobre a fotografia em si, deixando de lado as questões equipamentais. O que, mesmo que não gostemos do estilo, é positivo. Num dos vídeos que descobri recentemente, Kai Wong enumera vinte e cinco (na verdade são vinte e quatro, mas o último é uma auto-ironia a um tique fotográfico de Kai) clichés que devem ser evitados a todo o custo. Devo dizer que me identifico totalmente com as opiniões expressas neste vídeo. Fico contente por as minhas fotografias não incorrerem em nenhum deles e por perceber que estou em completa sintonia com o que se diz neste vídeo, especialmente quando o tópico é pôres-do-sol e HDR. Acima de tudo, aprecio a ironia de Kai, mesmo se numa ou outra passagem revela alguma tendência para o exagero e o rocambolesco que não sou capaz de subscrever sem algumas reservas. Vejam se concordam comigo:

M. V. M.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s