O meu ranking de rolos

AGFA

Parecendo que não, já tenho uma dose considerável de experiência com rolos. Embora todos eles sejam negativos do formato 135 – nada de slides nem de rolos de médio formato, portanto –, já usei uma variedade considerável de rolos: a cores ou a preto-e-branco, de baixa ou alta velocidade, de grão cúbico ou tabular.

Apesar de ainda me faltar experimentar muitos rolos – excluindo os que de todo não me interessam, como mais rolos de grão tabular, o Agfa Vista ou os Foma – penso que posso estabelecer uma hierarquia nos rolos que já usei quanto à sua qualidade. Por ordem decrescente, a minha classificação seria a seguinte:

1.º: Ilford FP4 Plus 125

2.º: Kodak Portra 160

3.º (ex æquo): Kodak Tri-X 400, Ilford Pan F Plus 50

5.º: Agfa APX 100

6.º: Ilford HP5 Plus 400

7.º: Kodak T-Max 100

8.º: Fujifilm Superia 200

9.º: Kodak Ektar 100

É evidente que esta é uma listagem subjectiva: é a minha listagem. Felizmente isto não é nenhum fórum de fotografia, caso contrário haveria uma reacção incrivelmente hostil das hordas de adeptos do Kodak Tri-X por não o ter colocado em primeiro lugar. (Embora os fãs da Kodak possam sempre retirar algum conforto do facto de surgirem quatro rolos desta marca entre os nove da lista.) E os puristas do preto-e-branco poderão não me perdoar por surgir um rolo a cores em segundo lugar. Pouco me importa: esta é uma classificação de acordo com os meus gostos e preferências, e não segundo testes e medições exaustivos nos quais apenas se procuram critérios técnicos. Esta listagem tem mais que ver com as minhas necessidades fotográficas do que com critérios de qualidade absoluta – embora tenha a ligeira suspeita de que, se fosse este o padrão, os resultados seriam sensivelmente os mesmos.

M. V. M.

Deixe uma Resposta

