Rolos (outra vez)

AGFA“Lá vem este gajo com os rolos outra vez” – dirão os leitores mais pacientes ao ler este texto. (Os menos pacientes ter-me-ão mandado à fava depois de ler o título.) Há dois motivos que me levam a reincidir sobre esta tecnologia que hoje é, para muitos, tão válida como os barcos a vapor, os telefones de baquelite e as diligências. Um é a despedida (ou despedimento) de um rolo; o outro o acolhimento de uma novidade chez M. V. M.

A despedida é a do Ilford HP5 Plus 400. Não volto a usar este rolo, a menos que, por qualquer espécie de sortilégio, este se torne o último rolo à superfície da Terra. Curiosamente, este é um rolo que, em matéria de qualidade da imagem, só tem um defeito – mas este defeito é tão grave que o destrói por completo: o grão. Não é apenas pela sua abundância, porque outros rolos também o têm e a sua presença não é suficiente para prejudicar a qualidade da imagem. É a natureza do grão do HP5 que me leva a recusá-lo: é um grão omnipresente e, sobretudo, extremamente grosseiro. Poderíamos, dadas as suas características, pensar que é um rolo apto para fotografia de interiores – e, em larga medida, isto é verdade; mas, quando surgem pormenores na imagem que requerem alguma precisão e subtileza, mesmo em fotografias de interiores, estes são demasiado afectados pelo grão. Isto resulta bem com algumas fotografias, mas não com outras.

O que obsta à minha apreciação deste rolo é que as fotografias em que o grão contribui para a qualidade da imagem são uma pequena minoria. Decerto, fiz fotografias de que me sinto particularmente orgulhoso com o Ilford HP5 Plus 400 – mas o grosso das fotografias saiu prejudicado pelo grão. A fotografia que mostrei aqui ontem, do interior do Majestic – em breve poderão vê-la em melhores condições no meu Flickr – demonstra bem esta deficiência: se repararem bem na empregada que está do lado esquerdo, em baixo, a cara e a farda surgem completamente manchadas pelo grão. Não é de fotografias assim que eu gosto. O Kodak Tri-X 400 tem muito grão, mas este tem um carácter muito mais benigno e não destrói a imagem. Quando voltar a usar um rolo ASA 400, será o Tri-X.

Entretanto, ontem acabei de expor um Ilford FP4. Agora que aprendi a usar este rolo e a contornar as suas altas luzes, parece-me ser o que melhor corresponde às minhas opções fotográficas; podia ignorar todos os outros, mas seria esta uma atitude inteligente? Como posso eu saber que este é o melhor rolo para mim se não conheço os outros? No mínimo, a minha escolha poderia ser considerada mal fundamentada. Daí que, de acordo com o que prometi há alguns dias, tenha comprado um Agfa APX 100. É evidente que, com dez fotografias, não posso dizer muito sobre as qualidades deste rolo. Tudo o que sei, por enquanto, é que este é o rolo que me foi mais fácil instalar na câmara – o que nada diz, evidentemente, sobre a sua qualidade de imagem. Contudo, o que vi deste rolo na internet agradou-me: parece ser um rolo bem contrastado, com uma descrição dos médios tons mais conseguida que o próprio Ilford FP4. É evidente que isto é apenas um indício sobre a qualidade do APX 100, nada mais. Só quando vir as digitalizações é que me posso pronunciar. As fotografias que circulam na internet podem ser fortemente manipuladas, o que falseará a minha apreciação. Verei. Só quando vir as minhas fotografias feitas com este rolo é que poderei pronunciar-me sobre as suas qualidades. Contudo, estou à espera de resultados interessantes de mais um rolo europeu, e um que ressuscitou depois de a sua produção ter cessado – o que diz muito quanto à sua aceitação pelos consumidores. Mentiria se disssesse que não estou ansioso por acabar de expor este rolo e entregá-lo para revelar e digitalizar. Quem sabe não ficarei mais satisfeito com ele do que com o FP4? É altamente improvável que isto aconteça, mas já tive surpresas maiores desde que comecei a fotografar…

M. V. M.

Deixe uma Resposta

