Mais experiências a caminho

Não devia ter tido a pretensão de dar as minhas escolhas de rolos como assentes. De momento, a minha lista de rolos para preto-e-branco é, por ordem decrescente de preferência, composta pelo Ilford FP4, pelo Kodak Tri-X e, por último, sem grandes possibilidades de alguma vez voltar a ser usado, o Ilford HP5. Simplesmente, o mundo da fotografia convencional não se resume à Ilford e à Kodak, pelo que não devia ter cincunscrito as opções a estas duas marcas. O meu rolo favorito, o Ilford FP4, é uma película que, agora que lhe aprendi os truques todos, me dá tudo o que quero: muito contraste, excelente nitidez e versatilidade. Mas é um rolo caro – custa €6,50 – e torna-se difícil de usar por exigir precauções extremas de modo a que não estoure as altas luzes.

Atender apenas à Ilford e à Kodak é ignorar que, por muito bons que sejam os produtos destas marcas, há outras que são igualmente capazes e não merecem ser ignoradas. Fazê-lo é tão errado como restringir os fabricantes de câmaras à Canon e à Nikon, quando é certo que há gente que transborda de felicidade por ter material da Pentax e da Olympus. Entre as marcas de rolos existentes, há duas que se dedicam tão afanosamente ao fabrico de rolos como a Ilford e a Kodak: são elas a Agfaphoto e a Foma.

AGFA

A Agfaphoto nasceu do desmembramento de uma grande companhia dos tempos de ouro da fotografia, a germano-belga Agfa-Gevaert, que se desembaraçou do fabrico de material fotográfico, cedendo os direitos de produção deste e o uso da marca Agfa à Agfaphoto. Que a marca Agfa tenha sobrevivido é um pequeno milagre, tal como o facto de se ter mantido a produção de material fotográfico – em especial de rolos. A gama de rolos Agfa inclui o APX, que pode ser adquirido nas velocidades ASA 100 e 400. O APX 100, pelas imagens que vi na Internet (que são, obviamente, imagens digitalizadas, o que pode não dizer tudo sobre a sua qualidade real), é um rolo com excelente contraste e boa resolução, parecendo ter uma belíssima gama dinâmica. Outra vantagem: se usasse este rolo, pouparia 2 euros em relação ao Ilford FP4.

Fomapan135_pu

A Foma é uma companhia checa cujos primórdios remontam a 1921. Fabrica três rolos de negativos para preto-e-branco: Fomapan 100 Classic, Fomapan 200 Creative e Fomapan 400 Classic (não há prémios para quem adivinhar a velocidade ASA de cada um). De novo com base nas imagens publicadas na Internet, parece ser um rolo com negros muito bem definidos e boa resolução, o que condiz com as minhas preferências e necessidades. E o preço é o mesmo que o Agfa, o que pode fazer dele um bom negócio.

Ver imagens na Internet não é elucidativo – as digitalizações podem ter sido editadas e os rolos podem ter sido puxados para velocidades diferentes das nativas, tornando impossível saber o que os respectivos rolos realmente valem – mas, do que vi, o Agfa APX 100 parece-me ligeiramente melhor que o Fomapan. Só há uma maneira de resolver estas dúvidas e de confirmar se são uma alternativa ao meu favorito Ilford FP4: experimentá-los.

Os meus próximos rolos serão o Agfa APX 100 e o Fomapan 100 Classic (não necessariamente por esta ordem). Apesar de o Ilford FP4 ser tão bom que me faz acreditar que estas experiências serão inúteis, preciso de confirmar esta impressão. Detestava descobrir, daqui a muitos anos, que poderia ter feito fotografias mais satisfatórias – e ter poupado muito dinheiro – se não fosse dogmático e rígido nas minhas escolhas. Apesar de gostar de encontrar rapidamente algo com que me sinta confortável e raramente me desviar desse caminho, sinto que não devo, nesta fase, excluir nenhuma possibilidade. Nem devo ficar-me por aqui: por exemplo, a Ilford faz rolos de grão tabular (os Delta) e um de grão cúbico que me foi altamente recomendado: o Pan F 50, que parece ter ainda mais contraste que o FP4, acrescentando um grão mais fino e subtil. Mais tarde relatar-vos-ei as minhas experiências.

M. V. M.

Deixe uma Resposta

