Natal

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Aqui está a época mais festiva do ano. O Natal tem coisas excelentes: é uma época em que as pessoas andam um pouco mais animadas e cheias de boa vontade, os miúdos andam felizes e a família reúne em confraternização, o que geralmente implica beber uns copos e a boa disposição que tal implica. Tudo isto é bom e interessante, mas depois há o outro Natal, convertido em festa pagã à custa do consumismo e da adopção de simbologias completamente alheias à nossa cultura. O Pai Natal não é nosso e, embora a recente mania de pôr bandeiras com o Menino Jesus à janela seja irritante, é mil vezes preferível aos Pais Natal comprados na loja do chinês pendurados nas janelas.

Como sou agnóstico, o Natal não é efeméride que me diga respeito – mas esta quadra não era para celebrar o nascimento de Jesus Cristo? Com tantas compras para fazer e uma carga simbólica estranha que desvirtuou esta época, torna-se fácil esquecer o que verdadeiramente se celebra no Natal e o seu significado.

De qualquer modo, o Natal há-de ser sempre um pretexto para nos deixarmos contagiar por um ambiente que se quer festivo, alegre e feliz. É uma altura muito especial que devemos comemorar – seja o que for que ela signifique para cada um. Deixo, por isso, os votos de um feliz Natal para todos os leitores. Divirtam-se – e obrigado a todos os que me acompanham.

(Nota: o Natal é tempo de presentes. Como o Número f/ é um blogue sobre fotografia, seria interessante imaginar que equipamento gostaria que me deixassem no sapatinho. Ora bem, a resposta é: nenhum. Com a OM-2 e as três lentes com que a uso, tenho tudo o que preciso. Não sinto necessidade de mais nada. Agora é só aprender a fazer fotografias melhores, de acordo com a lição de Imogen Cunningham: a minha melhor fotografia é a que vou fazer amanhã.)

M. V. M.

Anúncios

3 thoughts on “Natal”

  1. Com um pedido de desculpa pelo atraso, faço votos de que tenha passado umas Boas Festas na companhia dos que lhe são queridos, e que o Novo Ano que agora começa, seja um ano com muitas e óptimas fotografias e em que consiga, concretizar tudo aquilo por que aspira.
    Feliz Ano Novo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s