Do autêntico e do inautêntico

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Hoje apercebi-me que, no mês passado, só fiz quatro fotografias com a E-P1. Todas elas são fotografias de invólucros de rolos que fiz para ilustrar textos do Número f/. Isto significa que não saí para fotografar digital durante um mês inteiro.

Eu não sei se isto se deve apenas a um entusiasmo pueril pela fotografia convencional. Se o fosse, o mais natural seria que esta redução a pique no meu workflow digital tivesse tido lugar nos primeiros meses após a compra da OM, mas aconteceu mais de três meses depois da minha adesão ao formato 35mm. O facto de ter andado a experimentar vários rolos diferentes pode ajudar a explicar a hibernação por que a E-P1 passou, mas o motivo principal para que isto aconteça é que estou farto de fotografia digital. Há qualquer coisa que me entedia na maneira como fotografo com a E-P1: invariavelmente, uso a 28mm apontada para o infinito e fotografo no modo A. Ao fazer isto, estou a prescindir do controlo sobre a profundidade de campo, mas é uma boa transacção porque de outra maneira é incrivelmente complicado obter fotografias nítidas com a focagem manual. Mesmo com a ampliação do modo MF Assist é difícil focar convenientemente. Só com motivos estáticos é que consigo uma focagem decente sem usar a hiperfocal. Em contrapartida, obter uma focagem nítida com a OM é ridiculamente fácil – de tal maneira que a fotografia de rua não é impraticável – e ainda tenho controlo sobre a profundidade de campo. Isto deve-se à qualidade do ecrã de focagem e à limpidez do visor, que tornam a focagem virtualmente infalível e bastante rápida – não tão rápida como a focagem automática, mas mais controlável e sem os falhanços que acontecem nesta última quando o contraste é baixo ou a luz escassa.

Há mais. Por muito bom que seja o programa de edição de imagem, não há nada que se compare a um rolo quando se quer fotografar preto-e-branco. E eu tenho feito 80% daas minhas fotografias a preto-e-branco. Com o DxO consigo bons resultados na conversão dos ficheiros Raw para preto-e-branco, mas por mais que tente não consigo obter a pureza que me dão o Tri-X e o Ilford FP4. A conversão digital deixa-me sempre com a sensação de que não estou a criar uma fotografia, mas a fazer uma imitação do verdadeiro preto-e-branco.

A propósito, tenho estado a experimentar o DxO Optics Pro 9. Converter uma imagem para preto-e-branco tornou-se num aborrecimento com esta nova versão. Os esquemas pré-definidos, ou presets, são completamente insatisfatórios: Por muito que tente, nem o preset nativo nem os vários que foram adicionados na nova versão – existem dois que se chamam for him e for her… – me deixam obter algo que seja remotamente parecido com o preto-e-branco do Tri-X ou do Ilford FP4. Eu sei que a DxO quer vender o Film Pack, mas custava-lhes alguma coisa terem acrescentado pré-definições de filmes a preto-e-branco, quando o fazem com filmes coloridos? A nova edição tem modo de redução do ruído chamado Prime, que resulta muito bem mas, quando se guarda a imagem no disco, demora uma eternidade. O problema é que a redução normal é, tal como na versão 8, extremamente boa, pelo que não vale a pena usar o Prime – a não ser que se queira derreter a placa gráfica. Desta vez não vou fazer o upgrade e vou contentar-me com a versão 8.

Ando um pouco desgostoso com a fotografia digital. Não devia, porque a E-P1 dá-me uma vantagem substancial sobre a OM por causa do seu tempo de exposição mínimo de 1/4000. Isto permite-me usar aberturas maiores sob luz intensa, o que é uma vantagem: não preciso de recorrer a valores f/11 e f/16. Simplesmente, esta vantagem não é suficiente para me fazer pegar mais vezes na E-P1. Não vou pôr esta última à venda, mas parece-me que vai passar muito mais tempo arrumadinha no saco. Porque já não me dá prazer fotografar digital: parece-me cada vez mais inautêntico.

M. V. M.

Deixe uma Resposta

