Nada é definitivo

Há algumas semanas escrevi um ou dois textos muito categóricos sobre os rolos que havia de usar para toda a vida (ou pelo menos enquanto não me aborrecesse da fotografia convencional, o que também pode acontecer). Esses rolos eram o Ilford FP4 Plus 125 para preto-e-branco e o Kodak Portra 160 para cores. Ambas as escolhas foram enunciadas depois de ter experimentado cada um daqueles rolos pela primeira vez, depois de antes dele ter experimentado o Fujicolor Superia 200 (cores) e o Kodak T-Max 100 (preto-e-branco).

Hoje recebi, via Dropbox, as digitalizações do segundo Portra 160 que usei. Os resultados deixaram-me algo ambivalente: as fotografias que resultaram bem ficaram extraordinárias: cores precisas, mas bonitas e vibrantes, tal como acontecera com o primeiro rolo Portra que experimentei (e no qual baseei a minha decisão de permanecer fiel a este rolo até ao fim dos tempos). Contudo, algumas fotografias têm problemas cromáticos importantes: nelas, os vermelhos surgem dessaturados, frios e pesados. E há também, nalgumas imagens, uma matiz verde a afectar as sombras. Pior ainda, parece haver uma matiz arroxeada que altera, não apenas os vermelhos, mas também todas as outras cores, lembrando um pouco as fotografias feitas com rolos fora do prazo de validade.

Imagem não processada: acreditem que este Porsche é de um vermelho bem vivo
Imagem não processada: acreditem ou não, este Porsche é de um vermelho bem vivo

Claro que o rolo não estava fora do prazo. Embora tenha sido aquele que me levou mais tempo a expor – esteve cerca de quatro semanas dentro da câmara –, se o rolo estivesse caducado o efeito ter-se-ia verificado em todos os fotogramas, e não apenas em alguns. Inicialmente, pensei ter encontrado a explicação no facto de aquela matiz estar, principalmente, nas fotografias feitas debaixo de sombra, sem que a luz solar incidisse directamente nos objectos, mas o problema parece ser mais extenso, afectando todas as áreas de sombra da imagem em que existem tons vermelhos – o que inclui os castanhos e todos os tons que têm o vermelho como cor base. É como se as fotografias tivessem sido feitas com uma câmara digital que escolhesse um equilíbrio dos brancos errado.

Depois de algumas correcções com o DxO as cores melhoraram substancialmente
Depois de algumas correcções subtis com o DxO, as cores melhoraram – mas não muito

O resultado não é nada agradável: tal como no Superia 200, as cores afectadas por esta matiz roxa ficam feias, pesadas, sem vibração e mortiças. Para as melhorar, tive de recorrer ao DxO Optics Pro 8 que, por milagre (ou por eu ter descarregado a versão mais recente, a 8.3.2), já abre ficheiros TIFF. A operação de salvamento incluiu diversos passos: dar ao equilíbrio dos brancos uma tonalidade mais quente, puxar pelo comando da vibração das cores, alterar a matiz dos vermelhos, dessaturar os verdes e saturar um pouco mais os vemelhos, estas três últimas no menu HSL. Os resultados ficaram muito melhores, mas a ideia de comprar material convencional era precisamente a de me afastar do computador e da edição da imagem. Oh well

Tudo isto significa que tenho de aprender a não fazer juízos definitivos ao fim de experiências curtas. Afinal, um rolo não é o suficiente para determinar as qualidades de uma dada película. Além disto, há opções que não experimentei: há o Kodak Ektar 100 e os Agfa. Deste modo, a decisão de usar o Portra até morrer pode não ser tão definitiva (ia escrever «irrevogável»…) como imaginei.

O mesmo quanto ao rolo de eleição para preto-e-branco. Não excluo que o Kodak Tri-X seja tão bom que acabe por invalidar a minha escolha, que foi o Ilford FP4. Quanto a estes dois rolos, porém, só poderei pronunciar-me daqui a algum tempo, depois de expor e revelar o Tri-X que está agora dentro da minha OM. E mesmo assim a conclusão pode não ser definitiva.

M. V. M.

Anúncios

1 thought on “Nada é definitivo”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s