As dificuldades do preto-e-branco

17

Fotografar com um rolo de preto-e-branco não é a mesma coisa que fotografar com película de cor. Para além das diferenças óbvias, como a ausência de cor e as diferenças estéticas que a opção por um ou outro implica, há um mundo de especificidades que faz com que uma fotografia seja um sucesso quando se usa um rolo colorido e um fracasso quando se fotografa a preto-e-branco.

Há uma explicação técnica para isto: a gama dinâmica da película de preto-e-branco é consideravelmente mais limitada do que a dos rolos coloridos. No preto-e-branco há uma tendência para as altas luzes estourarem, o que significa que as opções técnicas têm de ser muito diferentes das tomadas quando se fotografa com um rolo a cores.

Penso, depois de analisar algumas das fotografias que foram digitalizadas a partir do Ilford FP4, que no preto-e-branco a exposição tem de ser medida nas partes mais luminosas do enquadramento. Pelo menos é o que eu faria se fizesse as mesmas fotografias agora. Quando voltar a usar um rolo de preto-e-branco é isto mesmo que vou fazer: aponto a câmara para a área onde a luz é mais intensa, selecciono a abertura e o tempo de exposição correctos e reenquadro.

E agora vou fazer um pequeno exercício de especulação teórica, uma vez que ainda não empreguei a técnica que se segue. Seleccionar a exposição da maneira como referi terá a consequência óbvia de subexpor as zonas de sombra, fazendo com que se perca o pormenor nessas áreas. Poderia pensar-se que a forma de equilibrar a luminosidade entre as zonas contrastantes da imagem seria usar um valor intermédio de exposição. Por exemplo, se obtenho f/11 – 1/500 nas altas luzes e f/2.8 – 1/125 nas sombras, tecnicamente o ideal seria usar f/5.6 – 1/250. Contudo, isto não daria os melhores resultados. A fotografia resultante perderia contraste. A maneira de evitar uma exposição incorrecta é recorrer à compensação da exposição. Se quero fotografar uma porção do céu debaixo de sol intenso, deverei, em princípio – e se o meu raciocínio estiver correcto –, apontar a câmara para o céu para regular a exposição correcta e dar, digamos, 1 EV de compensação da exposição positiva para recuperar o pormenor das sombras. A fotografia não ficará sobreexposta na área de luminosidade mais intensa, mas em contrapartida os pormenores das sombras serão mais visíveis.

O manual da Olympus OM-2 fornece indicações práticas quanto ao uso da compensação da exposição. Se queremos fotografar um objecto claro contra um fundo escuro, devemos medir a exposição próximo do objecto e, depois de seleccionada a exposição, recuar para o enquadramento pretendido e dar 1 EV negativo, de maneira a que o fundo não fique excessivamente claro; se, pelo contrário, o objecto é escuro e o fundo claro, o procedimento é o mesmo, mas dá-se 1 EV de compensação da exposição positiva. Lembro-me que, quando li o manual pela primeira vez, tudo isto me pareceu diabolicamente complicado, mas depois de ver as fotografias digitalizadas parece-me que faz todo o sentido.

Com um pouco de sorte, este método ajudar-me-á a fazer fotografias satisfatórias com rolos de preto-e-branco. Se não resultar, porém, poderei sempre fazer fotografias a preto-e-branco altamente satisfatórias com a E-P1. Não, não têm a expressão que o grão do Ilford FP4 confere às fotografias – mas a E-P1 tem-me servido muito bem até hoje.

M. V. M.

Anúncios

1 thought on “As dificuldades do preto-e-branco”

  1. Tente, através de um fotómetro externo, medir a luz incidente, em vez da refletida. Ou tente que lhe arranjem um cartão de medição de cinzento 18%. Por muito que a tecnologia evolua, ainda vão sendo estes velhos métodos que vão dando os melhores resultados. E partilhe connosco as suas conclusões.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s