A escolha

Portra (2)

Ando há dois meses e meio a experimentar a OM-2. Ainda não posso dizer que a controlo, porque o universo da fotografia convencional é completamente diferente do da digital. Fotografar com uma câmara de filme 35mm é como andar na corda bamba sem rede: não pode haver lugar ao erro. A fotografia convencional é extremamente exigente – especialmente quando se fotografa a preto-e-branco (mais tarde escreverei um post explicando isto). Apesar das dificuldades de uma profundidade de campo diabolicamente difícil de controlar e da enorme preparação que fotografar com rolo requer, tenho conseguido fazer algumas fotografias bastante satisfatórias. Até hoje apenas falhei uma focagem e, no geral, tenho conseguido contornar satisfatoriamente o problema da profundidade de campo.

Outra dificuldade é a escolha de rolos que se adeqúem à minha maneira de fotografar e às minhas preferências estéticas. Até agora experimentei o Fujicolor Superia 200, o Kodak Portra 160, o Kodak T-Max 100 e o Ilford FP4 Plus. Ainda não me decidi quanto aos rolos para preto-e-branco, mas já fiz a minha escolha para cores.

O escolhido é (trompas e rufar de tambores) o Kodak Portra 160. Hoje fui à Câmaras & Companhia buscar as impressões que encomendara depois de esgotar este rolo. Os resultados? Maravilhosos! O Kodak Portra 160 é superior ao Fuji Superia em praticamente tudo: resiste melhor à sobreexposição e às aberrações cromáticas e as cores são muito mais neutras. Suponho que esta superioridade seria de esperar, uma vez que o Kodak custa o dobro do Fuji, mas a neutralidade das cores compensa a diferença de preço. O Fuji é, merecidamente, reputado pela qualidade dos seus verdes. Com efeito, a folhagem das árvores é descrita de uma maneira que corresponde à reputação da Fuji na reprodução desta cor. Os verdes da Fuji são famosos e o Superia alinha nesta tradição.

Contudo, o Fuji Superia deixa algo a desejar nas outras cores. O verde é obtido através de um ênfase nas matizes ciano que prejudica bastante alguns azuis e, sobretudo, os vermelhos, que surgem com pouca luminosidade e pouca saturação. Os vermelhos do Fujicolor Superia são pesados e mortiços.

O Portra 160 é muito diferente na maneira como apresenta as cores. É uma película concebida com maior equilíbrio entre matizes, sem que nenhuma cor seja especialmente favorecida. Não há uma «cor Kodak» que equivalha ao verde da Fuji porque nenhuma cor é enfatizada. Comparando impressões dos dois rolos, os verdes do Portra 160 são menos vivos, mas não são, de maneira nenhuma, desinteressantes.

Portra (1)Pelo contrário. As cores do Portra 160 são fantásticas, mas não por uma ou outra saltar aos olhos. O que impressiona, neste rolo, é o equilíbrio com que as cores são apresentadas. Não há a preponderância de nenhuma cor sobre as demais, mas isto não significa que seja uma neutralidade clínica ou fria, como a dos JPEGs da Nikon. As cores do Portra 160 são agradavelmente ricas e saturadas se houver riqueza e saturação na cena que foi capturada. As fotografias de cenas com cores exuberantes surgem com toda a exuberância, mas não com mais do que a devida. Os vermelhos, em particular, são tão bem discriminados que não há nada a apontar-lhes: são vivos e não apresentam qualquer sugestão de matizes estranhas. O Portra pode ser definido, quanto à cor, por uma única palavra: realismo.

Esta característica serve como uma luva às lentes OM, que têm uma predisposição natural para a vividez e saturação. As fotografias que fiz com o Portra 160 têm todas elas uma naturalidade e um realismo enormes. Quando uso estas lentes com a E-P1, algumas cores – em particular os vermelhos e amarelos – tendem a ser mais vivas do que deviam, mas com a OM-2 carregada com o Portra 160 o que obtenho é cores que correspondem exactamente ao que os meus olhos viram. As cores são tão vibrantes ou apagadas quanto o forem na cena que fotografei. Penso que não se pode pedir muito mais de um rolo. O Portra é caro – €7,50 – mas vale bem a pena. É bem possível que nunca precise de experimentar outros rolos a cores.

M. V. M.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s