E se me saísse o Euromilhões?

1584

Penso que acontece com todos, pelo menos quando não têm nada melhor para fazer: por vezes ponho-me a fantasiar o que faria se, de súbito, me caísse nas mãos uma fortuna. Nem precisava de ser um jackpot do Euromilhões: bastava-me um totoloto. (O meu problema com estes jogos é que só me lembro de jogar quando saem os números.) Depois da casa em Menton, de comprar alguns automóveis (entre eles alguns clássicos, como um Lamborghini Miura e um Citroën SM), de repartir uns milhões pelas pessoas de quem mais gosto e de fazer algumas aplicações judiciosas (do género comprar dívida pública grega ou portuguesa) como é que gastaria o meu dinheiro em material fotográfico?

Bem, é evidente que compraria a melhor câmara e as melhores lentes. Começando pelo digital: como não me interessam a super-resolução e hiper-nitidez das Phase One, contentar-me-ia com uma Leica S. É suficientemente compacta para usar em qualquer lado sem ter de recorrer ao tripé e é uma médio formato, pelo que decerto não ficaria insatisfeito com a qualidade de imagem.

Como seria mais ou menos previsível, também compraria uma câmara convencional. Curiosamente, não gastaria muito dinheiro com ela: seria uma Leica MP. O corpo custa €3.995,00, o que até não pode ser considerado proibitivo; o pior seriam as lentes. Uma breve pesquisa mostrou-me que teria de gastar €9.850,00 para ter as distâncias focais que uso com a Olympus OM-2 (salvo a de 135mm, que daria lugar a uma lente de 90mm porque não quero ter uma lente com abertura máxima f/3.4). A minha selecção seria a seguinte:

Leica Summicron-M 28mm-f/2;

Leica Summilux-M 50mm-f/1.4;

Leica APO-Summicron 90mm-f/2.

Claro que, se me saísse um prémio de um jogo de sorte, não seria problema adquirir estas lentes. Os meus problemas seriam outros: antes de mais, nas Leica da série M os rolos carregam-se pela parte inferior do corpo, o que implica retirar a tampa da base e proceder a uma operação incrivelmente complexa e fastidiosa. Depois havia o problema de controlar a profundidade de campo, porque os visores das Leica M não mostram o que a lente capta, mas sim uma imagem telemétrica que ainda por cima não é precisa por causa da paralaxe. Mas ia certamente ter a maior qualidade de imagem possível. E ia certamente aprender tudo quanto me faltasse ainda nos meus conhecimentos. Seria uma câmara em que faria tudo, digamos assim, à mão. O sonho de qualquer purista.

Mas não me ficaria por aqui. Muito provavelmente compraria uma câmara de médio formato, uma Zenza Bronica ou uma Hasselblad 500 C/M. Estas seriam, evidentemente, para fotografar paisagens e arquitectura, mas se tivesse muito dinheiro na conta bancária dificilmente resistiria a comprá-las.

Curiosamente, manteria o meu material actual. A OM-2 é uma câmara que me dá gozo usar, mas a E-P1 ganhou um valor estimativo que me leva a nunca me querer separar dela. É como se fosse o começo de uma grande aventura. Seria o meu Rosebud.

Em todo o caso, se repararam bem, teria sempre duas Leicas. Não há nada a fazer – apesar da sua conotação com um certo novo-riquismo e das Panasonic travestidas, as Leica são as representantes contemporâneas da linhagem fotográfica mais nobre de sempre. A Leica MP, em particular, é a descendente directa da Ur-Leica e da Leica I, duas das câmaras mais inovadoras e mais importantes de sempre; é uma câmara clássica e intemporal que simboliza a própria história da fotografia moderna. Ter uma Leica MP seria ter na minha posse o acervo de oitenta anos de história e uma qualidade de construção e de imagem que não têm concorrência. Vistas assim as coisas, não posso, honestamente, dizer que é uma câmara cara. (Pode é não ser suficientemente cara para quem acabou de ganhar o Euromilhões!)

M. V. M.

2 thoughts on “E se me saísse o Euromilhões?”

Deixe uma Resposta

