A influência do equipamento na evolução da fotografia (1)

Tech57V_AA despeito de tudo o que pode ser dito, e com razão, sobre a absoluta acessoriedade do equipamento em relação à mensagem que se procura transmitir em fotografia, a verdade é que a estética, e sobretudo a temática, foram decisivamente influenciados pelas evoluções tecnológicas dos meios empregues para fotografar ao longo da história da fotografia. O digital criou uma nova forma de fotografar, tal como a invenção do formato 35mm criou novas escolas de fotografia ao permitir a mobilidade da câmara e do fotógrafo. A tendência para a redução do tamanho, mantendo contudo níveis aceitáveis de qualidade, teve por consequência a expansão das possibilidades da fotografia. Digo por consequência, e não por fim, porque não foi esta a intenção directa da mais importante das evoluções do equipamento fotográfico, a que aludirei mais adiante: esta teve por fim a portabilidade em si.

As câmaras dos pioneiros da fotografia eram grandes e pesadas. A forma de fotografar natural dos tempos primevos da fotografia requeria um tripé, o qual era geralmente de madeira, com as implicações em termos de peso, volume e transportabilidade daí decorrentes. As câmaras desse tempo, como as Linhof, não eram assim apenas por limitações tecnológicas: eram-no também por o meio de registo da imagem ser o grande formato, geralmente em negativos de formato 4×5 ou 5×7. Estes constrangimentos levavam a que o tema predominante da fotografia fosse baseado em motivos estáticos, que conheceram o seu apogeu nas paisagens de Ansel Adams.

Recuando um pouco mais, a fotografia de daguerreótipos implicava tempos de exposição incrivelmente longos – tão longos, de facto, que, na fotografia de paisagens urbanas, as figuras de transeuntes passando em frente da câmara não surgiam na imagem. A criação da película e a introdução de lentes rápidas alterou esta forma de fotografar, ao permitir tempos de exposição curtos, mas a falta de possibilidades de utilização prática do equipamento levou a que a fotografia de motivos em movimento estivesse praticamente excluída, sendo a captura de imagens em movimento reservada, quase em exclusivo, para o domínio do cinema. Poucos eram os fotógrafos que se aventuravam a fotografar motivos em acção, sendo de destacar, tanto quanto os meus conhecimentos me permitem mencionar, as reportagens fotográficas de Leni Riefenstahl nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, em que esta fotógrafa experimentou com êxito modalidades como a fotografia aquática – mas mesmo estas fotografias não eram mais que stills (fotogramas) das filmagens que deram lugar ao filme Olympia.

4.2.3
Ur-Leica, a primeira câmara 35mm

Por esta altura já tinha tido lugar a invenção do filme e das câmaras de 35mm, que se deveram ao génio inventivo de Oskar Barnack e aos recursos da Leitz – hoje Leica. Barnack inventou o processo de gravar imagens em película de 35mm, recorrendo a uma câmara de pequenas dimensões, para depois revelar a película e ampliar a imagem até às dimensões requeridas para impressão, em lugar de usar chapas que depois de reveladas eram directamente imprimidas no mesmo tamanho. A motivação de Oskar Barnack não era expandir as possibilidades da fotografia: era construir uma máquina transportável, já que o inventor da fotografia de 35mm sofria de asma, o que o impedia de carregar as câmaras até então existentes.

A redução do tamanho foi algo que a indústria fotográfica sempre procurou, sendo o melhor exemplo desta pesquisa a Kodak Brownie de 1900, que ainda assim tinha de ter o volume necessário para acomodar as chapas que predominavam nessa época. A invenção de Oskar Barnack foi muito mais longe nessa redução da dimensão física das câmaras e teve o efeito, que talvez não tivesse sido inteiramente previsto por Barnack e pela Leitz – a produção da primeira Leica, em 1924, foi limitada a uns tímidos mil exemplares –, de revolucionar por completo a fotografia. (Continua)

M. V. M.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s