Por que é que as boas lentes são tão caras?

Não há escapatória possível: as lentes baratas são cheias de aberrações, e as que não têm defeitos ópticos relevantes são geralmente muito caras. Apesar de a óptica ser uma ciência complexa e completamente fora da minha área do saber, hoje vou vestir a bata de investigador e procurar perceber a razão disto.

Uma lente, entendida aqui como uma porção de vidro a que foi dada a forma lenticular – e não como uma «objectiva», que é um sistema óptico –, é um dispositivo simples, tal como se pode encontrar numa lupa. Simplesmente, uma lente destas não pode ser usada nesta forma simples em fotografia, uma vez que não consegue focar, a não ser em distâncias extremamente específicas. Acresce que este vidro lenticular biconvexo apenas permite visualizar uma imagem com uma forte distorção esférica.

Lente asférica

Para corrigir esta distorção, as objectivas usam lentes asféricas. Estas lentes são de construção complexa e de produção difícil, e a sua inclusão encarece a objectiva – não apenas pelo seu custo, mas por ser mais um elemento óptico acrescentado à sua construção.

A objectiva tem, também, de corrigir outras aberrações ópticas. Uma delas, que é das mais irritantes em fotografia, é a aberração cromática. Esta pode ser corrigida, com maior ou menor grau de sucesso, pelo emprego de lentes apocromáticas. Mais uma lente cara de produzir e cujo custo se repercute no preço final da objectiva. Uma lente apocromática é composta por três lentes agrupadas num elemento óptico, transmitindo três frequências de luz diferentes e unindo-as numa única frequência.

Nesta altura já vamos com cinco lentes e três grupos ópticos, pelo que podemos começar a perceber a razão de as boas lentes serem caras. Teoricamente, é possível construir uma objectiva com apenas duas lentes, como o fez agora a Olympus com a sua lente-tampa 15 mm-f/8, mas a correcção das aberrações ópticas obriga ao emprego de construções complexas – e, sobretudo, de vidro da mais alta qualidade. As boas lentes são polidas à mão, e todos sabemos que o factor feito à mão encarece um produto – quer seja o polimento das lentes duma objectiva, quer sejam os pespontos dos estofos de couro de um automóvel de luxo. Mas a correcção óptica implica, ainda, lutar contra o coma e o astigmatismo, o que obriga a incluir mais um ou dois grupos ópticos com formas que se afastam da construção lenticular simples e encarecem a produção. A agravar tudo isto está a precisão dos mecanismos de focagem, a necessidade de produzir objectivas de distância focal variável, em que grande parte dos grupos ópticos são móveis, e a estabilização da imagem, que implica que alguns desses grupos sejam flutuantes.

Outro aspecto que influi no custo é o material empregue na construção da objectiva. Nas lentes baratas é usado plástico – o que não significa necessariamente que a lente seja má, porque as propriedades ópticas dependem essencialmente do vidro – mas as boas lentes são por regra feitas de metal. E é muito mais caro trabalhar o metal do que o plástico.

Espero que este texto contribua para se perceber a razão por que as boas objectivas são tão caras. Claro que há, como em todos os produtos, factores especulativos a contribuir para encarecer ainda mais uma lente, como desde logo o já referido factor feito à mão ou o aparecimento de cinco letras no cano da lente (uma pista: a primeira é um L), mas é impossível escapar ao facto de uma boa lente ser cara. E não – não me esqueci da Canon 50mm–f/1.8 II. Esta é a excepção que confirma a regra, mas o seu preço é obtido através do uso de plástico, o que costuma afastar os fotógrafos mais snobs.

M. V. M.

Anúncios

2 thoughts on “Por que é que as boas lentes são tão caras?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s